Notícias | Eleições 2024

Entrevista com Zacarias Piva, candidato a prefeito de Varginha

Da redação | 28/10/2020 - 13:17:30
A Coluna Fatos e Versões do Jornal Gazeta de Varginha e o Portal Varginha Online realizaram uma série de entrevistas com todos os candidatos à Prefeitura de Varginha.
 
As entrevistas conduzidas pelo jornalista Rodrigo Fernandes seguem o modelo já adotado nas eleições anteriores, onde cada entrevistado respondeu 10 perguntas, sem limite de tempo para resposta. Cada candidato teve a oportunidade de realizar perguntas entre si. As demais perguntas foram das redações dos dois jornais e de leitores da Coluna Fatos e Versões e internautas do Portal Varginha Online.
 
Veja abaixo a entrevista com Zacarias Piva do PSL
 

 
Com a coligação entre cinco partidos, Zacarias Piva (PSL) disputa a prefeitura de Varginha tendo como vice Dr. Vismário Camargo de Freitas (DEM). São cerca de 120 candidatos a vereadores, na coligação entre os partidos PSL, DEM, PL, Republicanos, Patriotas e PDT.
 
Sobre o candidato
 
Zacarias Piva tem 49 anos, é advogado e está no segundo mandato como vereador em Varginha. O candidato vai contar com o maior tempo de televisão. Nascido em 13 de maio de 1971, em Nepomuceno, o candidato é casado com Leila Cristiane Siviero Piva, com que tem três filhos, sendo: Hugo César Piva, Marco Túlio Piva e Izadora Maria Siviero Piva. Em 05/10/1988 mudou-se para Varginha. Ingressou na Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) no ano de 1993. Foi procurador Geral do Município de Coqueiral no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2012. Como político, foi candidato a vereador pelo PP, nos anos de 2004, não eleito com 620 votos; em 2008, não eleito com 834 votos, e no ano de 2012, "eleito" com 1006 votos. Em 2016 foi reeleito para o segundo mandato e, por unanimidade dos 15 vereadores de Varginha, foi conduzido ao cargo de presidente da Câmara para o ano de 2017. Foi presidente no período de 2017 a 2019 da AVEMAG, associação que representa dezenas de Câmaras Municipais e centenas de vereadores de cidades do Sul e Sudoeste de Minas.

Resumo do plano de governo
 
Reforçando uma proposta de reciclagem, reinvenção e recriação da cidade de Varginha, o Plano de Governo do candidato aponta como prioridades, a construção do desenvolvimento, baseado em valores sociais e no crescimento ético. O plano traz ainda o foco em políticas públicas transparentes, livres de corrupção, para garantia dos direitos dos moradores à alimentação, saúde, educação e trabalho, com destaque para o conceito de Cidade Inteligente.
 
Além disso, Zacarias quer implantar o trem urbano, como uma de suas propostas, com o objetivo de integrar as comunidades adjacentes e no entorno da ferrovia; implantar na área rural as escolas de educação e empreendedorismo rural; criar o Fundo Municipal de Apoio ao Turismo e reestruturar e ampliar o Programa Saúde da Família.
 
Veja o plano de governo completo
 
Perguntas feitas ao candidato
 
01 – Candidato, estamos passando por uma grave pandemia com impactos na saúde, economia e modo de vida das pessoas. Na sua opinião, quais os acertos e falhas deste governo municipal, neste processo? O que o senhor faria diferente se fosse, hoje, o prefeito de Varginha?
 
02 - Candidato, o setor produtivo de Varginha, representado principalmente pelo Comércio, Indústria e Agronegócio tem receio que com o impacto econômico da pandemia o Governo municipal aumente impostos. O Sr. conhece a atual situação econômica do Executivo? Pode garantir que, se eleito, não haverá aumento de impostos/carga tributária? Sim, não, Porque?
 
03 – Candidato, temos na Prefeitura remuneração de servidores em torno de R$ 20 mil reais e outras categorias que nem mesmo tem plano de carreira. Como ajustar isso e garantir maior eficiência a todos os setores do funcionalismo? De igual modo, como garantir o rápido desligamento daqueles servidores que não trabalham com eficiência ou cometem irregularidades?
 
04 – Candidato, o senhor é um vereador atuante e vem de um mandato anterior, ou seja, o senhor está no Legislativo há quase 8 anos. Como o senhor avalia de modo geral a atual administração?
 
05 – Candidato, nestes 7 anos em que esteve no Legislativo o senhor foi um dos principais apoiadores deste governo municipal, votando com o governo na maioria das matérias. Contudo, hoje o senhor é adversário do candidato a reeleição e prega mudanças na forma de administrar Varginha. O que mudou? O Senhor errou ao apoiar este governo neste tempo?
 
06 – Candidato, Varginha possui enorme fila de espera para vagas nas creches, precisamos terminar a duplicação da BR 491, terminar a duplicação da Avenida do Contorno, sanear o Hospital Regional, estruturar o aeroporto de cargas e passageiros de Varginha, entre outras obras que dependem dos governos, estadual e federal. Como o senhor sugere efetivamente resolver estes problemas?
 
07 – Candidato, a exemplo do prefeito que busca a reeleição, o senhor também tem o apoio de autoridades federais, um deputado federal do PSL e inclusive de um senador do Democrata, além de apoio de partidos e lideranças políticas locais. Muitos dizem que a construção de um amplo arco de alianças representaria um loteamento de cargos aos deputados, partidos e lideranças políticas locais em caso de vitória. O que o senhor diz quanto a isso?
 
08 – Candidato, a Procuradoria do Município paga altos salários e benefícios a muitos de seus membros, contudo, o índice de sucesso e agilidade das ações envolvendo o município é baixa. O senhor também é advogado, como propõe dar mais eficiência e economia ao setor jurídico do município?
 
09 – Candidato, como se daria a relação de uma eventual administração municipal sob seu comando com o Legislativo, com os governos, estadual e federal? Bem como, com os muitos deputados estaduais e federais que atuam em Varginha e não estão apoiando sua candidatura?
 
10 – Candidato, o senhor foi presidente da Câmara de Varginha, que possui dezenas de cargos de confiança nomeados sem concurso em percentual bem maior que no Executivo. Problema que não foi resolvido em sua gestão e permanece. Além disso, a Câmara devolve milhões de reais ao Executivo todos os anos. Na sua opinião, a Câmara gasta muito ou gasta mal seus recursos? O que o senhor fez para melhorar isso? 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)