Notícias | Eleições 2024

Entrevista com o prefeito Vérdi Lúcio Melo, candidato à reeleição em Varginha

Da redação | 28/10/2020 - 11:38:11

A Coluna Fatos e Versões do Jornal Gazeta de Varginha e o Portal Varginha Online realizaram uma série de entrevistas com todos os candidatos à Prefeitura de Varginha.

As entrevistas conduzidas pelo jornalista Rodrigo Fernandes seguem o modelo já adotado nas eleições anteriores, onde cada entrevistado respondeu 10 perguntas, sem limite de tempo para resposta. Cada candidato teve a oportunidade de realizar perguntas entre si. As demais perguntas foram das redações dos dois jornais e de leitores da Coluna Fatos e Versões e internautas do Portal Varginha Online.
 
Veja abaixo a entrevista com Vérdi Lúcio Melo do Avante
 

 
Em coligação entre 11 partidos, o atual prefeito Vérdi Melo (Avante) disputa o cargo a Prefeitura de Varginha, juntamente com o atual vereador, Leonardo Ciacci (PP), como vice. São mais de 200 candidatos a vereador pela coligação, que envolve o Avante, Progressistas, PTB, Podemos, PMN, PSC, PSD, PROS, PRTB, Solidariedade e MDB.
 
Sobre o candidato
 
Natural de Elói Mendes, Vérdi Lúcio Melo ainda criança mudou-se para Varginha onde trabalhou como garçom, foi funcionário da extinta TELEMIG, comerciante e micro industrial. Em 1977 formou-se Técnico em Contabilidade pelo Colégio Batista de Varginha. Já em 1986 formou-se Bacharel em Ciências Contábeis pela FACECA e, logo em seguida, foi eleito delegado do Conselho Regional de Contabilidade, cargo que ocupou em caráter voluntário por 06 anos. Em 1992 formou-se Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha. Ingressou na política pelo PSC – Partido Social Cristão, sendo eleito vereador em 1996 com a quarta maior votação, 1005 votos.
 
Em 2000 transferiu-se para o PSDB, partido pelo qual, na época, candidatou-se a prefeito de Varginha, obtendo cerca de 8.000 votos, 15% dos votos válidos do município. Eleito com 1800 votos pelo PSDB em outubro de 2004 para novo mandato de vereador, sendo presidente da Casa em 2007.
 
Em 2008, foi novamente reeleito como vereador. Vérdi Melo foi eleito vice-prefeito em 2012 pelo PSDB, na  chapa com Antônio Silva, tendo sido reeleitos em 2016, por mais quatro anos. Além de vice-prefeito, Vérdi foi secretário de Governo, Secretário Planejamento, Secretário de Saúde e diretor- superintendente da Fundação Cultural de Varginha. Com a renúncia de Antônio Silva, Vérdi assumiu a prefeitura no  dia 07 de abril de 2020, pelo Avante, em meio as dificuldades da pandemia da Covid-19.
 
Resumo do plano de governo
 
Inspirado em princípios cristãos e divididos em 21 áreas, o Plano de Governo de Vérdi tem como ações, saúde, educação e segurança pública. O foco é voltado para uma administração comprometida com a população, com qualidade de vida em uma gestão moderna e eficiente, focada em uma cidade sustentável, além ainda de reforçar que o modelo prioriza o planejamento e o rigoroso acompanhamento das metas.
 
O candidato promete criar um setor tecnológico na área da saúde para facilitar principalmente agendamento de consultas por aplicativo e telefone; potencializar a oferta de Educação Infantil para zerar o déficit de vagas na Rede Municipal, ampliar a substituição de todo o sistema de iluminação pública do Município para LED e valer-se do aeroporto como vetor de desenvolvimento econômico para a cidade e região.
 
Veja o plano de governo completo
 
Perguntas feitas ao candidato
 
01 - Candidato: O Sr. diz que fará uma gestão de continuidade do trabalho que herdou de Antônio Silva de quem foi vice por 7 anos o que agora vem fazendo nos últimos meses como titular do governo. O que o Sr. não fez nestes quase 8 anos no governo que acredita ser possível fazer em mais 4 anos?
 
02 - Candidato, o sr. chegou a Prefeitura de Varginha há 7 anos, acusando a gestão anterior, do PT, de deixar enorme dívida e de deixar heranças malditas como obras inacabadas. Todavia, nestes quase 8 anos não foi concluído o Ginásio do Melãozinho e o Parque dos Dinossauros no Padre Vitor, o sr. vai deixar herança maldita e contas ao próximo prefeito?
 
03 -  Candidato, o Sr. tem amplo apoio legislativo e político hoje no governo e na coligação que o apoia nestas eleições. Muitos dizem que um eventual novo mandato seu representaria um loteamento de cargos aos deputados, partidos e lideranças políticas locais. O que diz quanto a isso?
 
04 - Candidato, neste governo foi realizado um empréstimo de quase R$ 27 milhões para manutenção de vias e outras estruturas já existentes. Ainda assim ouve aumento de IPTU e da receita total da cidade com aumento de ISS e chegada de recursos federais. Este governo acertou em pegar empréstimo? Isso significa que a Prefeitura não tem dinheiro? Como se dará o pagamento, ficará para a próxima gestão?
 
05 – Candidato, o senhor vem realizando um grande e importante conjunto de obras pela cidade. Contudo, seus adversários alegam que o momento escolhido para tais entregas seria “eleitoreiro”. O que o senhor diz quanto a isso e porque a cidade se tornou um canteiro de obras a poucos meses da eleição?
 
06 – Candidato, é esperado um aumento no orçamento para os próximos 4 anos com o recebimento dos recursos bloqueados pelo Governo de Minas, aumento de impostos como IPTU e ISS. Qual sua proposta para usar tais recursos em investimentos que garantam desenvolvimento local e não apenas na manutenção da máquina pública?
 
07 – Candidato, nestes 7 anos que o Sr. está na Prefeitura, muito se dizia que o Executivo municipal não se aproximava dos governos estadual e federal tendo em vista que eram governos petistas, contudo, não temos mais petistas no comando destes governos e Varginha continua com pouca interlocução estadual e federal em comparação a outras cidades. Como explicar isso?
 
08 – Candidato, precisamos terminar a duplicação da BR 491, terminar a duplicação da Avenida do Contorno, sanear o Hospital Regional, estruturar o aeroporto de cargas e passageiros de Varginha, trazer universidades e o curso de medicina para a cidade, reduzir a enorme fila de famílias que esperam vagas de creche entre outras obras que dependem dos governos estadual e federal. Como sugere resolver estes problemas e porque o eleitor deve escolher o senhor e não algum dos 6 outros candidatos?
 
09 – Candidato, Varginha recebeu cerca de R$ 16 milhões de reais do governo federal para combate a pandemia, ainda assim tivemos dezenas de mortes pela Covid-19, o comércio e a indústria tiveram altas quedas e o desemprego aumentou. O que deu errado? Quais serão suas próximas ações quanto a esse tema?
 
10 – Candidato, o setor produtivo de Varginha, representado principalmente pelo Comércio, Indústria e Agronegócio tem receio que com o impacto econômico da pandemia o Governo municipal aumente impostos. O Sr. é hoje o prefeito e conhece melhor que os demais candidatos a atual situação econômica e perspectivas futuras. O Sr. pode garantir que, se reeleito, não haverá aumento de impostos? Sim, não, Porque?
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)