Notícias | Eleições 2024

Entrevista com Jonas Loureiro, candidato a prefeito de Varginha

Da redação | 22/10/2020 - 12:35:32

A Coluna Fatos e Versões do Jornal Gazeta de Varginha e o Portal Varginha Online realizaram uma série de entrevistas com todos os candidatos à Prefeitura de Varginha.

As entrevistas conduzidas pelo jornalista Rodrigo Fernandes seguem o modelo já adotado nas eleições anteriores, onde cada entrevistado respondeu 10 perguntas, sem limite de tempo para resposta. Cada candidato teve a oportunidade de realizar perguntas entre si. As demais perguntas foram das redações dos dois jornais e de leitores da Coluna Fatos e Versões e internautas do Portal Varginha Online.
 

 
O PCdoB tem Jonas Loureiro como candidato ao Executivo de Varginha, com a pedagoga Elida Erbst como vice. São ainda 10 candidatos disputando vagas na Câmara Municipal para as eleições deste ano.
Sobre o candidato
 
Jonas Loureiro é jornalista e radialista. Atualmente trabalha na TV Princesa em Varginha. Já foi apresentador na empresa Grupo RCN de Comunicação e locutor na Band FM e na Atenas FM. Trabalhou também como assessor de comunicação e imprensa em Carmo do Rio Claro.
 
Resumo do plano de Governo
 
Divididas em 11 áreas, as propostas do plano de governo do candidato apresenta uma plataforma de governo aberto, com um eixo transversal que passa por todas as pastas. A ideia é colocar a população com participação ativa na construção de políticas públicas. O governo também quer dar voz às minorias sem representação, como trabalhadores, mulheres, negros, LGBTQI+ e pessoas com deficiência.
 
Jonas promete reorganizar a gestão da saúde municipal e promover a efetiva descentralização da UPA; implementar o período integral para todas as escolas municipais; investir mais recursos no projeto Quinta da Boa Música e viabilizar a transformação do Estádio Municipal em Centro Olímpico.
 
Veja o plano de governo completo
 
Perguntas feitas ao candidato
 
01 – Candidato, estamos passando por uma grave pandemia com impactos na saúde, economia e modo de vida das pessoas. Na sua opinião, quais os acertos e falhas deste governo municipal neste processo? O que o senhor faria diferente se fosse hoje o prefeito de Varginha?
 
02 – Candidato, o senhor não tem experiência administrativa ou política e seu partido dificilmente conseguirá fazer maioria no Legislativo. Como o senhor espera superar isso caso seja eleito? O PCdoB tem quadros preparados para gerenciar a Prefeitura de Varginha?
 
03 – Candidato, um dos grandes problemas das gestões públicas no Brasil é o aumento crescente de gastos do funcionalismo público. Em Varginha a Prefeitura gasta cada dia mais com a manutenção da máquina pública e menos com o cidadão. Qual a sua proposta para reduzir o gasto com funcionalismo e aumentar os investimentos públicos?
 
04 – Candidato, o Sr. é servidor público e integra a estrutura de comunicação do governo, que muitas vezes foi acusado de não dar voz à oposição ao Executivo. Qual sua proposta para garantir que vereadores de oposição e cidadãos descontentes possam ter espaço na TV Princesa, Rádio Melodia e Jornal e Portal Varginha?
 
05 – Candidato, as estruturas culturais de Varginha estão basicamente no centro da cidade e as ações culturais não chegam as periferias, como resolver este problema? Onde conseguir recursos? O setor cultural de Varginha pode ser autossuficiente? 
06 – Candidato, seu partido não fez coligações nestas eleições e muitos dos partidos de direita nem foram procurados. Caso o senhor se eleja prefeito, terá que administrar conjuntamente com um Legislativo plural composto de vários partidos. Como se daria isso na prática?
 
07 - Candidato, o setor produtivo de Varginha, representado principalmente pelo Comércio, Indústria e Agronegócio tem receio que com o impacto econômico da pandemia o Governo municipal aumente impostos. O Sr. conhece a atual situação econômica do Executivo? Pode garantir que, se reeleito, não haverá aumento de impostos? Sim, não, Porque?
 
08 – Candidato, os governos estadual e federal possuem “visão política” bem distinta da adotada pelo seu partido, adotam posturas completamente diferentes em alguns pontos. Como se daria a relação de um eventual governo do PCdoB com o presidente Bolsonaro e com o governador Zema?
 
09 – Candidato, temos na Prefeitura remuneração de servidores em torno de R$ 20 mil reais e outras categorias que nem mesmo tem plano de carreira. Como ajustar isso e garantir maior eficiência a todos os setores do funcionalismo? De igual modo, como garantir o rápido desligamento daqueles que não trabalham com eficiência ou cometem irregularidades?
 
10 – Candidato, qual a sua proposta de atração de novos investimentos privados em Varginha? O que a Prefeitura de Varginha poderia melhorar/facilitar a vida dos empreendedores locais para gerar mais emprego e renda na cidade, caso o sr. vencer as eleições?
 
Próximas entrevistas
 
As gravações das entrevistas estão sendo divulgadas por ordem alfabética. Na última quinta-feira (15) foram divulgadas as entrevistas de Anderson Martins (PSDB) e do candidato Demétrio Junqueira (Rede)
 
As demais entrevistas serão divulgadas nas seguintes datas: 
 
- Dia 29/10 - Rogério Bueno (PSB), Vérdi Lúcio Melo (Avante) e Zacarias Piva (PSL).
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)