Notícias | Eleições 2024

Eleições 2020: entrevista com Demétrio Junqueira, candidato a prefeito de Varginha

Da redação | 15/10/2020 - 19:48:21
A Coluna Fatos e Versões do Jornal Gazeta de Varginha e o Portal Varginha Online realizaram uma série de entrevistas com todos os candidatos à Prefeitura de Varginha. 
 
As entrevistas conduzidas pelo jornalista Rodrigo Fernandes seguem o modelo já adotado nas eleições anteriores, onde cada entrevistado respondeu 10 perguntas, sem limite de tempo para resposta. Cada candidato teve a oportunidade de realizar perguntas entre si. As demais perguntas foram das redações dos dois jornais e de leitores da Coluna Fatos e Versões e internautas do Portal Varginha Online.
 

 
A Rede Sustentabilidade lançou o médico veterinário e sanitarista Demétrio Junqueira como candidato a prefeito para este ano, tendo como vice o pedagogo Wender Reis. A chapa ainda conta com oito candidatos à Câmara, sendo cinco homens e três mulheres.
 
Sobre o candidato
 
Com 41 anos, Demétrio Junqueira Figueiredo nasceu em Varginha. É Médico Veterinário Sanitarista, formado pela UFLA e Servidor concursado da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Trabalha na Superintendência Regional de Saúde de Varginha como Especialista em Políticas e Gestão da Saúde Pública (SUS MG), nunca ocupou cargo eletivo e concorre pela primeira vez à Prefeitura de Varginha.
 
Resumo do plano de Governo
 
Baseado em 18 pilares que prometem o Desenvolvimento Sustentável de Varginha, o plano de governo do candidato tem como prioridades desenvolver políticas públicas voltadas para a infância, adolescência e juventude, mulheres e melhor idade.
 
Entre as propostas do candidato estão transformar Varginha em uma cidade cosmopolita, diversa e atual; construir territórios saudáveis a partir do conceito de saúde única; desenvolver políticas públicas de fomento à emancipação das mulheres e ampliar a produção e o acesso a alimentos de qualidade para consumo pela população visando erradicar a fome.
 
Clique aqui e veja o plano de governo completo.
 
Perguntas feitas ao candidato
 
01 – Candidato, estamos passando por uma grave pandemia com impactos na saúde, economia e modo de vida das pessoas. Na sua opinião, quais os acertos e falhas deste governo municipal, neste processo? O que o senhor faria diferente se fosse, hoje, o prefeito de Varginha, principalmente na questão sanitária e epidemiológica?
 
02 - Candidato, o setor produtivo de Varginha, representado principalmente pelo Comércio, Indústria e Agronegócio tem receio que com o impacto econômico da pandemia o Governo municipal aumente impostos. O senhor conhece a atual situação econômica do Executivo? Pode garantir que, se eleito, não haverá aumento de impostos/carga tributária? Sim ou não e porquê?
 
03 – Candidato, o senhor não tem experiência administrativa ou política, desempenhado cargos como vereador ou prefeito, por exemplo e seu partido dificilmente conseguirá fazer maioria no Legislativo. Como o senhor espera superar isso caso seja eleito? Como teria maioria na Câmara? A Rede Sustentabilidade tem quadros preparados para gerenciar a Prefeitura de Varginha? 
04 – Candidato, um dos grandes problemas das gestões públicas no Brasil é o aumento crescente de gastos do funcionalismo público. Em Varginha a Prefeitura gasta cada dia mais com a manutenção da máquina pública e menos com o cidadão. Qual a sua proposta para reduzir o gasto com funcionalismo e aumentar os investimentos públicos?
 
05 – Candidato, temos na Prefeitura remuneração de servidores em torno de R$ 20 mil reais e outras categorias que nem mesmo têm plano de carreira. Como ajustar isso e garantir maior eficiência a todos os setores do funcionalismo? De igual modo, como garantir o rápido desligamento daqueles servidores que não trabalham com eficiência ou cometem irregularidades?
 
06 – Candidato, os governos estadual (Zema Partido Novo) e federal (Bolsonaro) possuem “visão política” bem distinta da adotada pelo seu partido, em alguns temas adotam posturas completamente diferentes. Como se daria a relação de um eventual governo da Rede Sustentabilidade sob seu comando, com o presidente Bolsonaro e com o governador Zema? Como se daria estas parcerias?
 
07 – Candidato, entre suas ações o senhor propõe ocupar 50% dos cargos de comissão e chefias com negros e mulheres. Este tipo de cota não permitiria que outras qualidades como a competência fossem esquecidas? O gênero ou a raça podem ser o determinante para a escolha de um servidor público?
 
08 – Candidato, é esperado um aumento no orçamento para os próximos 4 anos com o recebimento dos recursos bloqueados pelo Governo de Minas, aumento de impostos como IPTU e ISS. Qual sua proposta para usar tais recursos em investimentos que garantam desenvolvimento local e não apenas na manutenção da máquina pública?
 
09 – Candidato, qual a sua proposta de atração de novos investimentos privados em Varginha? O que a Prefeitura de Varginha poderia melhorar/facilitar a vida dos empreendedores locais para gerar mais emprego e renda na cidade, caso o senhor vencer as eleições?
 
10 – Candidato, o endividado Hospital Regional do Sul de Minas não é assumido pelo Governo de Minas e também não é propriedade do município, embora desenvolva importante trabalho de saúde em Varginha. Como propõe resolver os problemas econômicos do Regional e sua identidade administrativa? Bem como, o que planeja para a Saúde de Varginha, caso seja eleito?
 
Próximas entrevistas
 
A divulgação das gravações das entrevistas vai respeitar a ordem alfabética, sendo que que nesta quinta-feira (15/10) estão sendo divulgadas as entrevistas de Anderson Martins (PSDB) e do candidato Demétrio Junqueira (Rede). 
 
As demais entrevistas serão divulgadas nas seguintes datas: 
 
- Dia 22/10 - Jonas Loureiro (PCdoB) e Maria da Penha (PSOL). 
- Dia 29/10 - Rogério Bueno (PSB), Vérdi Lúcio Melo (Avante) e Zacarias Piva (PSL).
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)