Notícias | Educação
Estado reformula EJA e amplia oportunidades para alunos
Com assessoria | 09/10/2020 - 14:54:57
Foto: Divulgação / SEE-MG (Arquivo pessoal)
(Foto: Divulgação / SEE-MG (Arquivo pessoal))
Carlos Eduardo de Oliveira Lima tem 18 anos e encontrou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a oportunidade de concluir os estudos em um período mais curto. “Tinha muitas faltas e acabei tendo que repetir o ano. Na minha escola me apresentaram a possibilidade de concluir os estudos no período correto e eu abracei a ideia”, conta o aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Firmino Costa, em Lavras.
 
É pensando em histórias como a de Carlos Eduardo, e na de muitos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos no tempo certo, que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está voltando seus olhos para o aprimoramento da EJA que é ofertada na rede pública estadual de ensino. A partir do próximo ano, essa modalidade de ensino já estará totalmente remodelada.
 
“Estamos chamando de ‘EJA Novos Rumos’ porque queremos apresentar mais possibilidades de vida para estes estudantes. As modificações que estamos fazendo é para atender melhor as necessidades e realidades desses jovens e adultos”, ressalta a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Esther Augusta Nunes Barbosa.
 
Atualmente, a rede pública estadual de ensino conta com cerca de 150 mil alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos em 1.443 escolas. Para participar dessa modalidade de ensino, na qual o aluno conclui o ensino fundamental em dois anos e o ensino médio em um ano e meio, é necessário ter 15 anos para ingressar no ensino fundamental e 18 anos para ingressar no ensino médio.
 
Para que os estudantes possam perceber verdadeiramente as mudanças, a SEE/MG está realizando várias ações baseadas em discussões com as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e escolas. “A equipe está inteiramente voltada para discutir essa política. Há muito tempo não tínhamos esse cuidado especial com a EJA. Até o final do ano, teremos um documento pedagógico que trará diretrizes para os professores trabalharem em sala de aula. A ideia é que o docente possa desenvolver metodologias que valorizem a experiência de vida do aluno”, ressalta a superintendente.
 
Para auxiliar o professor nesse trabalho, serão realizadas, no próximo ano, formações ofertadas pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, unidade vinculada à SEE/MG.  Além disso, os estudantes também serão estimulados a criar um projeto de vida.
 
A SEE/MG também implementará ações que facilitarão a abertura de turmas da EJA. “A mudança veio a partir da provocação das equipes regionais no grupo de trabalho da EJA. Existem muitos locais que não conseguiam apresentar a demanda mínima de alunos para formar uma turma e sabemos da importância dessa política. Por isso, a partir do próximo ano, vamos reduzir o quantitativo mínimo de 35 para 20 estudantes”, conclui Esther Augusta.
 
Educação e mundo do trabalho
 
Para somar às ações pedagógicas que serão implementadas na EJA, os estudantes dessa modalidade de ensino também terão prioridade na participação em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) que serão ofertados pela SEE/MG. O curso FIC tem a finalidade de capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mundo do trabalho de maneira rápida e eficiente.
 
Fonte: SEE-MG 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Veja as ruas que serão afetadas - 12/04/2021
A Cemig comunica que nesta terça-feira (13/4) vai realizar melhorias na rede elétrica dos bairros Nova Varginha, Jardins do Ágape e Bom Pastor, em Varginha.
Com aceleração da vacinação - 12/04/2021
Um estudo feito pelo Sebrae a partir de dados da Fiocruz e do cronograma para a entrega de vacinas do Ministério da Saúde e dados populacionais do IBGE prevê que, acelerando o ritmo de vacinação, até o próximo dia 18 de agosto.
Grande promoção - 12/04/2021
Agende um horário para seu amiguinho nas segundas ou terças do mês de abril e ganhe uma hidratação para seu pet.
Reembolso continuará entre maio e setembro - 12/04/2021
A decisão da Receita Federal de adiar em um mês o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) não alterou o calendário de restituições.
Vacina contra a Covid-19 - 12/04/2021
O Governo de Minas formalizou pedido ao Ministério da Educação para que a comunidade escolar seja incluída como grupo prioritário no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19.
Durante a tarde deste domingo (11) - 12/04/2021
Durante a tarde deste domingo (11), o piloto de um avião monomotor precisou fazer um pouso de emergência na zona rural de Três Pontas.
Vacinação contra Covid-19 - 12/04/2021
​​​A última remessa de vacinas, distribuídas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, foi destinada para continuação da vacinação de idosos e para início da vacinação das forças de segurança, que trabalham na linha de frente a
Voltou a funcionar hoje - 12/04/2021
​O estacionamento rotativo da Área Azul de Varginha voltou a funcionar nesta segunda-feira (12).
Previsão do Tempo - 12/04/2021
Depois de alguns dias marcados por ar seco e temperaturas altas no período da tarde, as condições do tempo mudam no Sudeste do Brasil ao longo desta semana, impactando em Varginha e região.
Retomada - 12/04/2021
A Prefeitura de Varginha retoma nesta terça-feira (13) a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid19 da primeira dose.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)