Notícias | Educação

Como os pais podem preparar os filhos para a volta às aulas?

Da redação | 30/09/2020 - 14:57:53

O Governo de Minas Gerais autorizou o retorno das aulas presenciais para as cidades que já estão na onda verde e alcançaram maior flexibilização em relação ao coronavírus. As atividades podem voltar a partir do dia 5 de outubro. O decreto não obriga os municípios autorizados a retomarem as aulas, a decisão ficou a critério de cada cidade. 

Embora a prefeitura de Varginha já tenha anunciado que não há previsão para o retorno das aulas presenciais no município, é importante começar a preparar as crianças para essa volta que se aproxima. Afinal, o recesso presencial nunca foi tão logo e eles podem enfrentar dificuldades para uma adaptação.
 
O governo de Minas Gerais ainda vai apresentar o plano detalhado que está sendo construído para este retorno. Enquanto esse dia não chega, os pais podem ir preparando os filhos para uma melhor aceitação e adaptação. 
Então como tornar esse processo mais fácil para os pequenos?
 
Psicólogos orientam que a primeira preocupação que os pais devem ter é ajustar a rotina e sono das crianças. Com a pandemia, muitas famílias tiveram seus hábitos e horários bagunçados e isso refletiu diretamente no bem-estar dos filhos. 
 
Para reajustar a rotina, especialmente o horário do sono, é preciso ir aos poucos. Se a criança está indo dormir às 22 horas e deveria estar na cama às 20 horas, os pais podem antecipar 15 minutos por dia até chegar no horário ideal. Quando os pequenos não dormem o suficiente, isso pode atrapalhar a adaptação na escola, já que ficam mais irritados. 
 
Além disso, conversar com eles é essencial. Os pais podem relembrar as coisas boas que a escola oferece, como os amigos, o parque e a professora. Mariana Hoyos, mãe de dois filhos, estudiosa sobre educação e editora do Guia55, ressalta que a contação de histórias pode ajudar muito a promover compreensão de forma mais lúdica. “Como escritora de contos eu vejo que a história pode envolver mais a criança. Eu indico o livro ‘Camila e a volta às aulas’ para ajudar os pais nesse diálogo”, comenta.
 
Outra atividade que pode ser feita com antecedência é o calendário de contagem regressiva, quando a data estiver definida, é claro. Você pode preparar um calendário de uma ou duas semanas até o dia do retorno para os pequenos irem se preparam aos poucos. Adesivos para marcar os dias pode ajudá-los a se envolver mais no calendário. 
 
Além de todos os preparos básicos, ainda há necessidade de instruir as crianças em relação aos cuidados de higiene, explicar a importância de manter a máscara e respeitar o distanciamento. Os pais podem instruir, mas a escola é a responsável por promover esse ambiente seguro para os alunos. 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)