Notícias | Educação
CEFET de Varginha está entre 20 melhores escolas públicas do Brasil
Com assessoria | 25/09/2020 - 15:46:56
Foto: Márcio Borges / Varginha Online
(Foto: Márcio Borges / Varginha Online)

Avaliação do IDEB 2019 aponta CEFET-MG campus Varginha na 10ª posição, com nota 7,1 e CEFET-MG campus Divinópolis na 16ª, com 6,9; média nacional do Ensino Médio foi de 4,2 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados da edição 2019 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em uma escala de 0 a 10, são avaliadas taxas de aprovação dos estudantes e notas em português e matemática de alunos da educação fundamental e média no Brasil. O CEFET-MG aparece em destaque entre as escolas públicas brasileiras: o campus Varginha ocupa a 10ª posição e o campus Divinópolis, a 16º.
 
A meta para o ensino médio esperada em 2019 era 5, entretanto, a nota foi 4,2. Compõem a avaliação escolas públicas (municipal, estadual e federal) e escolas particulares. Nas escolas públicas, o Ideb do Ensino Médio foi de 3,9; nas particulares, a média foi de 6,0. O CEFET-MG pontuou 7,1 no campus Varginha e 6,9 no campus Divinópolis.
 
Para o diretor do campus Varginha, professor Paulo Mappa, o resultado positivo mostra que é possível oferecer à sociedade um ensino público de qualidade, abrindo o diálogo constantemente com os estudantes e integrando os servidores (docentes e técnicos administrativos). ? Esse dado reflete a procura coletiva por um ambiente propício ao ensino e à aprendizagem, que passa pelo acompanhamento das necessidades do discente e dos servidores?, pontua.
 
O diretor do campus Divinópolis, professor Emerson Costa, acredita que o comprometimento dos alunos e o esforço dos servidores para a permanência dos estudantes na Instituição ajudam a explicar o bom desempenho no Ideb, que sinaliza um caminho para a educação pública. ?Este resultado demonstra a importância de se investir na ampliação do ensino público, gratuito e de qualidade para a população, no intuito de melhorar a qualidade da educação oferecida. Este é o caminho para alcançarmos os índices obtidos pelas escolas dos países desenvolvidos?, completa.
 
Segundo o diretor de Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-MG, professor Sérgio Gomide, fatores como gestão escolar, qualidade do corpo docente, formação consistente dos alunos e ações articuladas entre ensino, pesquisa e extensão resultaram no bom desempenho, embora a nota da avaliação não possa ser considerada isoladamente. ?É sempre importante lembrar que os índices aferidos no Ideb, apesar de sua importância fundamental para orientar políticas públicas mais amplas,
são ainda pouco abrangentes, quando temos em vista que o objetivo primordial do ensino ofertado pelo CEFET-MG é promover a construção de conhecimentos científicos, tecnológicos e humanísticos orientados para o pleno exercício da cidadania, o que implica considerar sempre a multiplicidade de variáveis de cada localidade onde atuamos, de cada curso e, por fim, de cada aluno, que é sempre um sujeito único?, completa.
 
Perfil do Ensino Médio no Brasil
 
Segundo o Inep, o Ensino Médio integra 7,5 milhões de alunos em todo o Brasil, matriculados em 28,8 mil escolas. Com 6,3 milhões de estudantes, a rede estadual tem participação de 83,9% das matrículas e concentra 95,9% dos alunos da rede pública.
 
No nível médio, 1,3 milhão de alunos (17,8%) estudam no período noturno e 934 mil (12,5%) frequentam escolas da rede privada.
 
Ideb
 
O levantamento, feito pelo Inep, busca monitorar o desempenho da educação no Brasil. A cada dois anos, os estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio são avaliados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em Leitura e Matemática. Os dados de fluxo escolar (indicador ?taxa de aprovação?) são verificados a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. Ambos os índices compõem as notas do Ideb.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Boletim do coronavírus - 15/04/2021
Nesta quinta-feira (15), Varginha confirmou 30 novos casos de Covid-19.
Educação - 15/04/2021
Durante o mês de abril, os estudantes da Rede Municipal de Varginha estão recebendo kits com materiais escolares, que estão sendo disponibilizados nas instituições municipais de ensino.
Nesta quarta-feira - 15/04/2021
"Depois de muita espera chegou a minha vez". Foi com essas palavras que o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo (Avante) comemorou sua imunização contra a Covid-19.
Falta fiscalização da prefeitura - 15/04/2021
O transporte coletivo de Varginha continua gerado diversas discussões e reclamações entre os usuários e munícipes.
Menor comercializava drogas - 15/04/2021
Populares e policiais militares se envolveram em uma confusão na noite desta quarta-feira (14), em Pouso Alegre. Isso aconteceu enquanto a PM realizava a apreensão de uma adolescente, de 16 anos, por volta das 21h, pelo crime de tráfico de drogas.
Snaptube APK - 15/04/2021
Hoje em dia é fácil escutar suas músicas off-line com um serviço de streaming como Spotify e Youtube Music, que, apesar de pagos, dão ao usuário acesso a milhares de artistas e álbuns.
Policial - 15/04/2021
Na tarde desta quarta-feira (14), a Polícia Civil encontrou uma moto em Elói Mendes, que havia sido furtada em Varginha, no dia 1º de abril.
Na próxima segunda (19) - 15/04/2021
A Biblioteca Pública de Varginha promove na próxima segunda-feira (19), às 15h, a palestra “Bárbara Heliodora, a Heroína de Minas Gerais” com transmissão online pelo Facebook e YouTube Varginha Cultural.
Proteja os Coletores de Lixo - 15/04/2021
“É só uma agulha, em meio ao lixo orgânico não vai ferir ninguém!”; “O lixo que saiu da porta da minha casa não é mais problema meu!”; “Separar o lixo na minha casa dá muito trabalho, depois eles dão um jeito de separar tudo!”.
Em coletiva nesta manhã - 15/04/2021
Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (15), o governador Romeu Zema (Novo) anunciou que mais de 60% do estado vai evoluir da onda roxa, a mais restritiva de todas, para a vermelha, inclusive o Sul de Minas, o que impacta em Varginha.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)