Notícias | Educação
Prefeitura anuncia que não tem previsão para retorno de aulas presenciais em Varginha; confira nota completa
Iago Almeida / Varginha Online | 24/09/2020 - 11:54:25
Foto: Agência Brasil
(Foto: Agência Brasil)

O Governo de Minas Gerais definiu nesta quarta-feira (23), que o retorno das atividades presenciais em escolas pode acontecer a partir do dia 5 de outubro, em várias cidades do Estado. Entretanto, após questionamentos da população, a Prefeitura de Varginha emitiu nota nesta quinta-feira (24), afirmando que as aulas continuam suspensas na cidade e sem previsão de retorno.

 
Em nota, a Prefeitura Municipal explicou que "não há data estabelecida ou autorizada para o retorno das aulas presenciais, seja na Educação Básica (Infantil, Fundamental e Média) ou na Superior (Graduação)".
 
De acordo com a decisão do Governo, seguindo rígidas regras e protocolos sanitários, as escolas públicas e privadas poderão retornar às atividades presenciais apenas nas regiões inseridas na onda verde do plano Minas Consciente. Já o ensino superior poderá voltar às aulas presenciais nas regiões contempladas na onda amarela do plano, sendo que faculdades poderão retornar às atividades presenciais já na próxima semana.
 
Entretanto, Varginha não aderiu ao “Programa Minas Consciente”, implantado pelo Governo do Estado. A Prefeitura informou que "entendeu e entende que a gestão das medidas de combate e prevenção ao Coronavírus devem seguir critérios de interesse local, não aqueles estabelecidos para macrorregiões do Estado, que diferem de Varginha em todos os sentidos e são prejudiciais aos interesses do povo varginhense", completou.
 
Escolas e universidades de Varginha estão com aulas presenciais suspensas desde março, quando a cidade ainda estava monitorando os primeiros 10 casos suspeitos de Covid-19, no dia 16. 
 
Ainda de acordo com a nota, "qualquer decisão inerente a um eventual retorno das aulas, passará, antes, por criteriosa e rigorosa análise por parte das autoridades sanitárias locais, juntamente com a equipe da Educação, além de análise jurídica própria", completou.
 
Confira nota completa da Prefeitura
 
"No dia de ontem (quarta-feira, 23/9/2020), o Governo do Estado de Minas Gerais divulgou que “as cidades das macrorregiões em onda verde do plano Minas Consciente poderão reabrir suas escolas a partir de 5 de outubro”. Sobre tal informação, que provocou inúmeras dúvidas na população, a Prefeitura Municipal de Varginha esclarece: (1) No Município de Varginha não há data estabelecida ou autorizada para o retorno das aulas presenciais, seja na Educação Básica (Infantil, Fundamental e Média) ou na Superior (Graduação). (2) Varginha não aderiu ao “Programa Minas Consciente”, implantado pelo Governo do Estado, uma vez que entendeu e entende que a gestão das medidas de combate e prevenção ao Coronavírus devem seguir critérios de interesse local, não aqueles estabelecidos para macrorregiões do Estado, que diferem de Varginha em todos os sentidos e são prejudiciais aos interesses do povo varginhense. (3) O Município não está obrigado a seguir as deliberações do Governo do Estado, conforme estabelece a Constituição Federal, já que é Ente Federativo autônomo, questão já decidida e sedimentada pelo Supremo Tribunal Federal. (4) Em razão da autonomia municipal, compete ao Município estabelecer seus protocolos com base em critérios sanitários próprios voltados à realidade local. (5) Qualquer decisão inerente a um eventual retorno das aulas, passará, antes, por criteriosa e rigorosa análise por parte das autoridades sanitárias locais, juntamente com a equipe da Educação, além de análise jurídica própria. (6) Após a conclusão de tal análise e finalização de protocolos sanitários próprios, a questão será apresentada ao “Gabinete Especial de Combate à Crise Causada pelo Coronavírus”, órgão multisetorial que atua com o fim de auxiliar as decisões a serem tomadas pelo Prefeito Municipal, com a edição posterior de Decretos específicos. (7) Portanto, até que haja o entendimento do Município, escorado nas diversas situações acima enumeradas, de que haverá segurança sanitária para professores, auxiliares de educação, alunos, e familiares, e que não haja risco de aumento exponencial nos contágios pelo Coronavírus, as aulas presenciais, seja na rede pública, seja na rede privada, municipal, estadual e federal, permanecerão suspensas em Varginha. PREFEITURA MUNICIPAL DE VARGINHA"
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Veja as ruas que serão afetadas - 12/04/2021
A Cemig comunica que nesta terça-feira (13/4) vai realizar melhorias na rede elétrica dos bairros Nova Varginha, Jardins do Ágape e Bom Pastor, em Varginha.
Com aceleração da vacinação - 12/04/2021
Um estudo feito pelo Sebrae a partir de dados da Fiocruz e do cronograma para a entrega de vacinas do Ministério da Saúde e dados populacionais do IBGE prevê que, acelerando o ritmo de vacinação, até o próximo dia 18 de agosto.
Grande promoção - 12/04/2021
Agende um horário para seu amiguinho nas segundas ou terças do mês de abril e ganhe uma hidratação para seu pet.
Reembolso continuará entre maio e setembro - 12/04/2021
A decisão da Receita Federal de adiar em um mês o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) não alterou o calendário de restituições.
Vacina contra a Covid-19 - 12/04/2021
O Governo de Minas formalizou pedido ao Ministério da Educação para que a comunidade escolar seja incluída como grupo prioritário no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19.
Durante a tarde deste domingo (11) - 12/04/2021
Durante a tarde deste domingo (11), o piloto de um avião monomotor precisou fazer um pouso de emergência na zona rural de Três Pontas.
Vacinação contra Covid-19 - 12/04/2021
​​​A última remessa de vacinas, distribuídas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, foi destinada para continuação da vacinação de idosos e para início da vacinação das forças de segurança, que trabalham na linha de frente a
Voltou a funcionar hoje - 12/04/2021
​O estacionamento rotativo da Área Azul de Varginha voltou a funcionar nesta segunda-feira (12).
Previsão do Tempo - 12/04/2021
Depois de alguns dias marcados por ar seco e temperaturas altas no período da tarde, as condições do tempo mudam no Sudeste do Brasil ao longo desta semana, impactando em Varginha e região.
Retomada - 12/04/2021
A Prefeitura de Varginha retoma nesta terça-feira (13) a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid19 da primeira dose.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)