Notícias | Geral

Diocese da Campanha comemora hoje 113 anos de criação

Iago Almeida | 08/09/2020 - 17:42:59

Fundada em 1907, pelo Papa São Pio X, a Diocese da Campanha está comemorando nesta terça-feira, 8 de setembro, 113 anos.  

“Devemos render graças a Deus por essa data tão especial e relevante de nossa vida cristã. Tivemos a graça de sermos instituídos em uma região onde os rastros e os ares de santidade já estavam presentes, pois aqui havia passado o nosso querido Beato Padre Victor e casta Beata Francisca de Paula (Nhá Chica). Isso é motivo de orgulho, mas, sobretudo de responsabilidade para nós que hoje devemos dignificar essa Igreja local, como nosso testemunho de fé, amor e caridade”, escreveu a Paróquia São José (Vila Barcelona), de Varginha, em sua página no facebook. 
 
Sob o pastoreio do bispo Dom Pedro Cunha Cruz, a Diocese abrange atualmente 70 paróquias espalhadas em 49 cidades do Sul de Minas; são 344 comunidades urbanas e 644 rurais. 
 
A Diocese é separada por sete Foranias: Beata Nhá Chica, Beato Padre Victor, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora dos Campos, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Fontes e Nossa Senhora dos Montes. São 104 sacerdotes diocesanos e outros 20 que atuam no território.  
 
“Que a Virgem concebida sem pecado e os nossos beatos intercedam pelo no Bispo Dom Pedro, pelos nossos padres e por todos nós diocesanos da Campanha, para que honremos a história desses 113 anos de existência neste chão sul mineiro. A todos nos, povo de Deus, pertencentes à Diocese da Campanha, os parabéns pelo aniversario! Deus nos abençoe e multiplique em nos os seus dons. Amem!”, completou a paróquia São José, de Varginha. 
 
História
 
A Diocese da Campanha foi criada pelo papa São Pio X, a oito de setembro de 1907, pelo decreto pontifício “Spirituali fidelium bonum” (O bem espiritual dos fiéis) e teve como primeiro administrador, o bispo de Pouso Alegre, Dom João Batista Corrêa Nery. 
 
De 1904 até 1907 muitos trabalharam pela causa da criação da Diocese da Campanha. Dentre os líderes destacam-se o próprio bispo de Pouso Alegre, D. João Batista Corrêa Nery, que não se opôs ao movimento de criação de outra diocese no sul de Minas; Monsenhor João de Almeida Ferrão, campanhense e vigário geral da diocese de Pouso Alegre; o diplomata brasileiro em Roma, Joaquim Nabuco; os padres José Maria Natuzzi e Miguel Martins e os deputados Joaquim Leonel de Rezende e Gabriel Valadão. 
 
Em 1907, quando Campanha tornou-se Diocese, Minas Gerais tinha como Sedes Diocesanas só Mariana, Diamantina, Pouso Alegre, Montes Claros e Uberaba. São posteriores a ela: Araçuaí (1913), Caratinga (1915) e Luz (1918). Belo Horizonte terá seu Bispado só em 1921, e Juiz de Fora, em 1924. 
 
Enfim, depois de muito trabalho foi criada a Diocese da Campanha, desmembrada da Diocese de Pouso Alegre. Doravante, agregaram-se à Campanha as paróquias que, antes de 1900, pertenciam à Diocese de Mariana. O Sul de Minas contava, assim, com duas dioceses no fim da primeira década do século XX. 
 
Catedral
 
 
A Catedral de Santo Antônio, em Campanha, foi construída pelos escravos e levou 35 anos para ser terminada. Em 31 de março de 1822, foi benta por Pe. José de Souza Lima e em 1871, as torres foram construídas.  
 
O local possui 75m de comprimento, 25m de largura, 36m de altura. A nave central é 17m e a espessura das paredes, que são de taipa, 1m80.  
 
Padroeira
 
 
Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, ou simplesmente Nossa Senhora do Carmo, tão cara à piedade do povo cristão no mundo inteiro, e ligada de modo especial à vida da grande família religiosa carmelitana, é a padroeira da Diocese da Campanha. 
 
A pedido do Bispo Diocesano, do Cabido e dos fiéis, foi proclamada Patrona Principal da Diocese, em 11 de Fevereiro de 1925. 
 
Bispo Diocesano
 
 
O Bispo, sucessor dos Apóstolos, é o Pastor visível da Igreja Diocesana, seu ponto de unidade e seu pontífice. Na Diocese da Campanha, desde 05 de Novembro de 2015, Dom Pedro Cunha Cruz é o 7º Bispo Diocesano.  
 
Dom Pedro Cunha Cruz nasceu na cidade do Rio de Janeiro, aos 16 de junho de 1964. De 1987 a 1990 fez seus estudos de Filosofia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e a faculdade de Teologia, na PUC-Rio, entre os anos de 1986 a 1990.  
 
Em Roma, obteve a pós graduação em Teologia Moral na Pontifícia Universidade Gregoriana e a pós graduação em Filosofia na Pontifícia Universidade Santa Cruz, de 1993 a 1996. Aos 04 de agosto de 1990 recebeu a ordenação presbiteral. 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)