Notícias | Educação

Iniciativa de Varginha capacita professores para ensino em ambientes virtuais

Com assessoria | 15/06/2020 - 11:13:46
O avanço do novo coronavírus (COVID-19) pelo mundo obrigou o sistema educacional a repensar suas práticas. Longe das salas de aula físicas, alunos e professores se aventuram por um território desafiador: o ambiente digital de ensino- aprendizagem. Pesquisa do Instituto Península divulgada este mês revelou que 83% dos professores brasileiros não se sentem preparados para o ensino remoto; 88% deles nunca tinham dado aula de forma virtual antes da pandemia.
 
Diante de um cenário incerto de retorno às aulas no país e da pouca prática dos docentes em ambientes digitais, o projeto “Paideia Digital: Formação emergencial de professores para utilização de práticas online visando o enfrentamento da crise do COVID-19” pretende familiarizar professores às ferramentas da informática para o ensino. A proposta, do Departamento de Computação e Engenharia Civil do campus Varginha, foi aprovada no Edital da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário do CEFET-MG.
 
O projeto, que nasce a partir da angústia de professores que tiveram que reaprender a ensinar com novas ferramentas, e de discentes que foram obrigados a se familiarizar com a nova realidade, também lança um olhar para o futuro. “Alunos e docentes dos grupos de risco não poderão retornar imediatamente suas atividades ao final da pandemia, pois ainda haverá o risco de contaminação. Essas pessoas correm o risco de serem excluídas do sistema educacional”, explica o coordenador do projeto, professor Eduardo Gomes.
 
Estudantes em cena
 
Quando as primeiras filmadoras eram utilizadas para gravar cenas, elas também eram utilizadas como câmeras fotográficas, ou seja, ficavam estáticas, não davam zoom e nem utilizavam recursos de movimento. A plateia era mera observadora. Quando começaram a mover as filmadoras e a acessar recursos como zoom, a plateia, naturalmente, passou a se envolver mais nos filmes.
“A informática está sendo, de certa forma, aplicada como se fosse uma aula presencial, onde os alunos estão estáticos assistindo às aulas, com um nível de envolvimento muito baixo. A proposta é oportunizar aos docentes discutir como utilizar a informática de forma a tornar os estudantes os verdadeiros protagonistas do processo ensino-aprendizado”, explica o professor Eduardo, ao estabelecer a analogia das filmadoras com o atual momento da educação.
 
Educação e tecnologia na prática
 
A iniciativa, que se estende até outubro, será composta por ações que integram ensino, pesquisa e extensão. Baseados nos Padrões de Competência em Tecnologia da Informação e da Comunicação para Professores da Unesco, dois cursos estão previstos: alfabetização tecnológica (primeiro pilar da Unesco), que deve acontecer entre junho e julho; e aprofundamento na utilização das ferramentas tecnológicas na educação (segundo pilar), previsto para agosto, setembro e outubro. Três webinários também estão programados, onde serão discutidas as questões relativas ao contexto atual da pandemia, a saúde do docente e ao contexto pós-pandemia, detalha o coordenador.
 
Além dos cursos, o projeto também tem um viés científico. O grupo envolvido tem pesquisado a aceitação e uso de tecnologias na educação, que deve ser publicado em um periódico especializado. “O material desenvolvido será aprimorado e compilado visando a publicação de um livro sobre tecnologias na educação. Essa obra vai preencher uma lacuna de poucas obras práticas sobre o assunto”, finaliza o professor Eduardo.
 
O projeto é abrangente e, além do coordenador, integra os docentes Daniel Guimarães do Lago, Lázaro Eduardo da Silva, Marcelo Corrêa Mussel, Wedson Gomes da Silveira Júnior,  Weider Pereira Rodrigues; os técnicos-administrativos Ana Carolina Costa Moreira Carvalho, Liz Áurea Prado e Rodrigo Franklin Frogeri; além dos estudantes Caio Pala Cardoso, Heloísa Cardoso dos Santos e Marcela Figueiredo de Morais.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)