Notícias | Entretenimento

Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Varginha no dia 8 de março

Da redação | 19/02/2020 - 16:46:07
A Esquadrilha da Fumaça irá se apresentar no domingo, 8 de março em Varginha. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (19) no site da FAB – Força Aérea Brasileira e confirmada pelo Secretário de Turismo de Varginha, Barry Charles. A apresentação dos sete aviões será às 16h. 
 
De acordo com o secretário, essa conquista deve-se a uma negociação que começou há dois anos. “Como se trata de um espetáculo muito solicitado existe esse tempo de espera e que agora felizmente, Varginha foi contemplada”. Ele afirma que mais uma vez, Varginha será palco de uma atração para toda a região.
 
Nesta terça-feira (18) dois pilotos da Força Aérea Brasileira, Tenente Reis e Sargento Scatolini, estiveram na Prefeitura de Varginha para definir detalhes da apresentação. A reunião contou com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN, Guarda Civil Municipal de Varginha, do Aeroporto e Grupo UNIS. 
 

Foto: Asscom
 
Barry ressalta que toda a equipe da SETEC já está empenhada para cumprir as normas de segurança e outras solicitações da FAB para que a população de Varginha e da região possam ter mais essa atração de lazer e emoção. “Muitas crianças, adolescentes e jovens sonham em seguir carreira da aeronáutica ou ver de perto essas aeronaves que fazem acrobacias incríveis e os pilotos; e dentro dessa visita a Varginha ainda vamos divulgar mais novidades”, adiantou o secretário de Turismo. O prefeito de Varginha, Antônio Silva, recepcionou os pilotos da FAB. “Temos a honra de recebê-los e garantir que toda logística será montada para que essa seja mais uma grande apresentação da Esquedrilha da Fumaça”, garantiu.
 
Além de Varginha, as cidades de Guarani, Carandaí e Barbacena irão abrir a agenda de 2020. Haverá uma barraca com produtos oficiais da FAB à venda como bonés, botons, camisetas, chaveiros e relógios.  
 
Na última vez que a Esquadrilha da Fumaça esteve na cidade para uma apresentação, foi em dezembro de 2009, no 1º AERO Varginha. Em maio de 2016, Varginha serviu de base para a Esquadrilha da Fumaça, que na ocasião se apresentou em Santa Rita do Sapucaí.
 

Foto: Thomas Goulart
 
História
 
Criado em 1952, o Esquadrão de Demonstração Aérea, também conhecido como Esquadrilha da Fumaça, é responsável pela divulgação da Força Aérea Brasileira (FAB) em território nacional e internacional. Composta por 13 pilotos altamente treinados e capacitados, a Esquadrilha da Fumaça operou por 30 anos com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), e realizou, em média, 100 demonstrações por ano. Em cada uma delas, o público pode acompanhar uma série de 55 acrobacias de alta performance que incluía o voo de dorso, especialidade da equipe fumaceira. Em 2006, a Fumaça alcançou o recorde mundial na especialidade em formação de dorso, voando com 12 aeronaves.
 
Em 2013, o Esquadrão iniciou o processo de implantação do A-29 Super Tucano, também fabricado pela Embraer. Mais moderna e compatível com o atual contexto tecnológico, a aeronave representa o início de uma nova era caracterizada pela inovação e pelo progresso. A equipe atualmente se dedica, de forma exclusiva, à implantação e operacionalização do avião no Esquadrão. Em julho de 2015, o processo de implantação foi concluído e ocorreu a primeira demonstração aérea da instituição com o Super Tucano.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)