Notícias | Esportes

Entre as primeiras ligações, Samu Regional recebe trote em Varginha

G1 Sul de Minas | 01/02/2015 - 13:12:49
Serviço inaugurado nesta sexta-feira começou a operar neste sábado.
Depois de quase 5 anos de espera, unidade passa a funcionar na região.
 
Após quase cinco anos de espera, o Samu Regional funcionou pela primeira vez neste sábado (31) para atender 153 municípios do Sul de Minas. Com sede em Varginha (MG), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência possui uma central reguladora, que recebe as chamadas feitas para o telefone 192 e encaminha os atendimentos para as cidades e ambulâncias mais próximas.
 
Por volta das 8h deste sábado, assim que as linhas foram liberadas, três ligações foram atendidas quase simultaneamente pelos reguladores. Entre as primeiras ligações, um trote, que segundo o médico Daniel Neves Santos, atrapalha o atendimento de toda a região.
 
“Infelizmente isso vai ocorrer. Sabemos que 30% das ligações são trotes, mas pedimos à população que não faça isso, já que dificulta e atrasa o atendimento que poderia ser uma chamada de uma criança queimada, uma gestante em trabalho de parto ou um acidente automobilístico”, disse.
 
Na sequência, uma ligação informou sobre um acidente. Um veículo capotou no bairro Jardim Corcetti. E os enfermeiros mostraram a importância do atendimento rápido realizado pelo órgão. “Cada segundo é importante para os primeiros socorros da vítima, por isso, o deslocamento tem que ser rápido. Nós acompanhamos pelo tablet, que direciona para o GPS e também temos todos os dados do paciente e o estado clínico”, informou o enfermeiro Romerique Bernardes.
 
Após receber os primeiros socorros dentro da ambulância, o paciente foi encaminhado para o Hospital Bom Pastor, com uma fratura. “Após estabilizarmos o paciente e baseado no gravidade do caso, informamos à central de regulação, que nos indica para onde devemos levá-los. Nosso trabalho é finalizado com a admissão no hospital, passando para o médico de plantão que vai receber o paciente”, explicou o médico Paulo Henrique Bressa.
 
Entenda a regionalização
 
Desde o anúncio da implantação do Samu Regional em 2010 até a etapa de instalação, foram enfrentados vários problemas. Primeiro com a chegada de 15 ambulâncias em Varginha, que ficam paradas no pátio, depois o atraso na reforma do prédio e por último a dificuldade na contratação de médicos, que adiou a inauguração por três vezes.
 
O Samu Regional vai atender uma população de 2,5 milhões de habitantes de 153 municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais. A princípio, 142 municípios serão atendidos, já que outras 11 cidades ainda não aderiram ao consórcio. Ao todo serão 34 bases, incluindo a sede em Varginha, que contam com 43 ambulâncias, sendo 9 delas equipadas com UTI´s móveis.
 
As ligações para o 192 vão cair em uma Central Reguladora. Nela, os operadores vão atender as ligações e avaliar a base mais próxima e o melhor hospital para o atendimento de acordo com a gravidade da emergência. A central ainda conta com uma tecnologia que permite monitorar cada ambulância via satélite, através do GPS, o que promete levar mais qualidade e agilidade no atendimento.
 
Entre os vários tipos de casos que são atendidos estão afogamentos, queimaduras graves, problemas cardiorespiratórios e também vítimas de acidentes com carros.
 
Confira as 34 cidades onde o Samu passa a ter base no Sul e Sudoeste de Minas:
 
Aiuruoca, Alfenas, Andradas, Boa Esperança, Cambuí, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Cássia, Caxambu, Delfinópolis, Extrema, Guapé, Guaxupé, Itajubá, Lambari, Lavras, Luminárias, Machado, Nepomuceno, Nova Resende, Ouro Fino, Paraisópolis, Passos, Piumhi, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Três Pontas e Varginha.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)