Notícias | Cidades

Câmara aprova projeto para Copasa assumir aterro sanitário em Varginha

Da redação | 31/10/2013 - 18:39:01
Foi aprovado pela Câmara Municipal de Varginha na noite desta quarta-feira (30), o projeto de lei que dá à Copasa o direito de administrar o aterro sanitário do município por 16 anos. Foram 9 votos a favor e 5 contra. 
O projeto não estava na pauta de votação do dia. Representantes da prefeitura chegaram à reunião da Câmara com um requerimento assinado por oito vereadores pedindo urgência para votação do projeto.  
Com a solicitação da prefeitura, a reunião dos vereadores teve que ser suspensa para cumprir as medidas legais para que o projeto entrasse em votação. Após quatro horas de reunião, o projeto foi aprovado por nove votos contra cinco. A votação gerou polêmica. Alguns vereadores reclamaram que não tiveram tempo para analisar a proposta e criticaram a aprovação a toque de caixa. 

Votos a favor:

Racibe da Acrenoc, Sérgio Takeish, Henrique Lemes, Dr. Adilson Rosa, Zacarias Piva, Pastor Fausto, Joãozinho Enfermeiro, Armando Fortunato e Rômulo Azevedo. 

Votos Contra:

Reginaldo Tristão (PSC), Rogério Bueno (PT), Carlos Costa (PTB), Adilson Pé de Chumbo (PR) e Jorge do Hospital Regional (PT). 
O presidente da câmara, Leonardo Ciacci (PP), não precisou votar, pois não houve empate.
Tão logo a Lei seja promulgada pelo Executivo, será assinado o Contrato com o Estado de Minas Gerais, e a Copasa iniciará então os trabalhos de autorização ambiental, recuperação e adaptação do Novo Aterro, bem como a recuperação do antigo lixão, agindo de acordo com a Lei Nacional de Resíduos Sólidos 12.305/10.

Sobre o projeto 

Visa o Projeto celebrar convênio de cooperação com o Estado de Minas, transferindo à Copasa a responsabilidade pela operação do Novo Aterro Sanitário pelos próximos 16 anos a um preço ajustado de R$ 69,00 por tonelada. 
Outro aspecto contemplado pelo projeto é a recuperação de velho “lixão”, inclusive com a arborização da área, bem como a recuperação e adaptação do Novo Aterro Sanitário que passará a ser de inteira responsabilidade da Copasa, sem nenhum ônus para o município. 
O Projeto assegura aos catadores individuais e à cooperativa da categoria prioridade na coleta seletiva, assim como a disponibilidade de área nas proximidades do novo aterro para a construção de instalações próprias à referida atividade, assim como o auxílio financeiro no valor de R$ 10 mil/mês para que a Cooperativa promova a locação de caminhão e doação de equipamentos de separação de lixo detalhados no Contrato Programa. Outro detalhe é que toda receita advinda do material reciclado será revertida para os próprios catadores.  Ao contrário do que dizem, o Contrato de Programa não prevê a criação de nenhuma taxa para a população.  
De acordo com o Prefeito, a falta de um tratamento adequado ao lixo , além de prejudicar a população, inibe a vinda para a cidade de empresas cujo controle de qualidade (ISO) fica prejudicado pela existência do lixão, e gera  questionamentos por parte do Ministério Público local.
 “Trata-se de um projeto importante, principalmente considerando o esgotamento físico do atual lixão, que vai dar sustentabilidade ao Novo Aterro Sanitário, que será administrado por uma empresa sólida com o amparo do Governo de Minas”, disse o prefeito Antônio Silva que agradeceu o apoio do Presidente da Câmara e dos 09 vereadores que votaram favoráveis a sua aprovação, numa demonstração de compromisso e responsabilidade com a cidade.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)