Notícias | Entretenimento

9° Festival de Cinema de Varginha divulga vencedores

Com assessoria | 08/11/2010 - 15:53:38

Evento continua até quinta-feira (11) com apresentação de curtas-metragens produzidos por alunos de escolas municipais

Foram conhecidos na noite do último domingo (07/11), os vencedores da nona edição do Festival Nacional de Cinema de Varginha. O evento, que prossegue até quinta-feira (11/11), no Espaço Botafogo, apresentou curtas-metragens de cineastas de oito estados brasileiros, que concorreram às categorias de ET de Ouro, ET de Prata e Melhor Diretor. O ET de Ouro foi para o curta-metragem “A Menina Metalingüística e o Garoto Melancólico”, de Brasília/DF, com direção de Guga Caldas. O prêmio foi recebido pelo ator Johnnas Oliva que é o personagem principal da produção. Quem levou o ET de Prata foi o cineasta carioca Bruno Caetano, que estava presente no evento, com o filme-documentário “Café no Bule”. O prêmio de Melhor Diretor foi para Daniel Ribeiro, com o filme “Eu não quero voltar sozinho”, de São Paulo/SP.

O maior destaque do festival esse ano foi a participação dos alunos das escolas municipais de Varginha. Estudantes de 10 escolas do município participaram de oficinas de fotografia, edição, direção e dramaturgia promovidas durante todo ano. Desenvolvidas as oficinas, eles produziram 10 curtas-metragens que estão sendo apresentados ao público durante o evento. 

Desde o início do festival, sexta-feira (06/11), diversos estudantes já  passaram pelo Espaço Botafogo para conferir a mostra competitiva de filmes e os curtas-metragens desenvolvidos pelos alunos da rede municipal de ensino. Alunos das escolas municipais: Domingos Ribeiro de Rezende, CESU e José Camilo Tavares viram o resultado final de seus trabalhos desenvolvidos desde as oficinas até o trabalho final de edição. “Aproveitamos para trazer nossas famílias para ver o filme. Ficamos todos entusiasmados”, falaram os alunos da Escola Municipal José Camilo Tavares.

No domingo, ao realizar a premiação dos curtas-metragens competitivos, o organizador do festival, Marcelo Nascimento, enfatizou sobre a importância da participação dos estudantes na produção dos filmes. “Estamos trabalhando para que esses jovens tenham arte e cultura em suas vidas. O que mais me alegra é ver no rosto de cada um a felicidade de presenciar na tela o trabalho desenvolvido durante meses”, conta Marcelo. Ainda segundo ele, essa foi uma grande oportunidade de conhecer novos talentos. “Com esse objetivo, podemos tirar crianças e adolescentes das ruas, do mundo das drogas e colocá-los numa oportunidade única, que é produzir um curta metragem. Pudemos conhecer vários estudantes que, até então, não sabiam que tinham o dom de trabalhar com a arte e se identificaram com o que estavam fazendo”, coloca Nascimento.

Os curtas-metragens produzidos pelos alunos não concorrerão a nenhuma categoria, serão somente para apreciação do público presente. As produções foram realizadas em forma de documentário. O festival já contou com a presença do prefeito - Eduardo Carvalho (Corujinha), a secretária municipal de educação - Eliana Vinhas, a superintendente da Fundação Cultural – Paula Andréa, além de professores e diretores de escolas. 

O Espaço Botafogo fica localizado à Rua Alves e Silva, 74, no centro de Varginha. A entrada é gratuita em todas as sessões. Para saber mais informações sobre o festival acesse www.etdeouro.com.br 
 

A programação do evento prossegue até quinta-feira:

Programação

Dia 08/11/10 - segunda-feira - 20h00 - Espaço de Eventos Botafogo
Exibição dos Curtas Metragens da Escola Municipal José Augusto de Paiva: ‘‘Tribos’’ e da Escola Municipal Dr. Jacy de Figueiredo: “Lar São Vicente de Paulo’’
Mostra dos Curtas Premiados

Dia 09/11/10 - terça-feira - 20h00
Espaço de Eventos Botafogo
Exibição dos Curtas Metragens da Escola Municipal São José: ‘‘Theatro Capitólio’’ e da Escola Municipal Matheus Tavares: “Matheus Tavares, Ontem e Hoje’’
Mostra dos Curtas Premiados
 
Dia 10/11/10 - quarta-feira - 20h00
Espaço de Eventos Botafogo
Exibição dos Curtas Metragens da Escola Municipal Professora Helena Reis: ‘‘Bullying’’
Mostra dos Curtas Premiados
 
Dia 11/11/10 - quinta-feira - 20h00
Espaço de Eventos Botafogo
Exibição do Curta metragem da Escola Municipal Rural João Urbano: “Verde, Para Sempre Verde’’
Mostra dos Curtas Premiados

Entrega dos Certificados aos alunos que participaram das oficinas e também dos curtas metragens
Encerramento do 9° Festival de Cinema de Varginha.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)