Notícias | Cidades

Política Social de Varginha resgata protagonismo e inclusão socioeconômica e cidadã da mulher

Com assessoria | 10/09/2018 - 11:41:42

 Filial do Banco da Mulher será instalado em Varginha para financiar empreendimentos sociais da mulher

 
A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social – SEHAD, gestora das políticas sociais públicas do Município, com a participação efetiva da Ângulo Social Ltda., empresa contratada para execução do Projeto de Desenvolvimento Sócioterritorial dos Residenciais Novo Tempo, Cruzeiro do Sul e Carvalhos, com recursos oriundos do orçamento municipal e do convênio com a Caixa Econômica Federal – CEF, promovem e executam ações e empreendimentos pioneiros, inovadores e transformadores na construção e implementação do processo de resgate do protagonismo social, da dignidade cidadã e da inclusão social-econômica da mulher, “prioridade no contexto e no conteúdo das Políticas Sociais Públicas do Município de Varginha”, conforme enfatizou o Secretário de Habitação e Desenvolvimento Social, Professor Francisco Graça de Moura.
 
Para colocar fim às desigualdades, às injustiças, às discriminações e à violência que penalizam historicamente as mulheres que habitam e vivem na cidade de Varginha, estão sendo e vão ser executados os seguintes empreendimentos sociais, vertentes basilares do Projeto de Desenvolvimento Sócioterritorial e Técnico-Social:
 
a) Realização do Curso de Formação de Lideranças: em fase de execução  para 60 mulheres dos três Residenciais, que estão sendo instrumentalizadas para atuarem como Agentes Comunitárias, e habilitadas para informar, sensibilizar, mobilizar e engajar a comunidade no processo de desenvolvimento social participativo e sustentável do território onde vivem e habitam, além de contribuírem de forma efetiva para superação dos conflitos dos grupos de vizinhança e construção da cultura da paz. Já foram ministradas duas Oficinas, com excelente aproveitamento das participantes. O objetivo final é a construção do sentimento de pertencimento e empoderamento da comunidade.
 
 
Esta experiência é pioneira e inédita na história dos programas e projetos habitacionais do Brasil, o que coloca o Município de Varginha na vanguarda das políticas habitacionais do País.
 
b) Foi ministrado, de conformidade com as mais avançadas técnicas do setor, para 25 mulheres que se encontravam excluídas do mercado de trabalho e dos acessos e oportunidades para obtenção de renda, o Curso de Manicure, Pedicure e Design de Sobrancelhas, que foi realizado no mês de agosto nas instalações do Centro de Inclusão Produtiva, Economia Solidária e Empreendedorismo do Residencial Novo Tempo. Segundo pesquisa da Ângulo Social, dez das concluintes já estão exercendo a sua profissão como autônomas em suas próprias residências e /ou atendendo no domicílio dos(as) clientes. As outras quinze estão se organizando para implantar o Atelier Comunitário, de acordo com as diretrizes da economia solidária.
 
c) Estão avançados os contatos do Secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social Professor Francisco Graça de Moura com a Associação Brasileira das Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCRED) para implantação em Varginha de uma filial do Banco da Mulher, que opera com recursos da área de crédito social do BNDES e disponibiliza capital de giro para compra de matéria prima e de máquinas e equipamentos para mulheres que pretendem abrir, ampliar ou melhorar o próprio negócio. O Banco da Mulher é uma instituição de microcrédito, qualificada como OSCIP, voltada ao desenvolvimento humano e financeiro da mulher de baixa renda.
 
As mulheres que concluíram o Curso de Manicure, Pedicure e Design de Sobrancelhas e as que vão frequentar e concluir o Curso de Moda Artesanal (Moda Fashion) serão as primeiras beneficiárias do Banco da Mulher.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)