Notícias | Geral

Ameaça de nova greve gera filas em postos de combustível em Varginha

Da redação | 02/09/2018 - 22:04:43
A ameaça de uma nova greve já gera reflexos nos postos de combustíveis de Varginha. Em vários estabelecimento tem filas para o abastecimento, volume fora do normal para um domingo à noite.
 
Após o aumento de 13% do diesel, os transportadores de combustíveis e derivados de petróleo de Minas Gerais contra-atacam e entram em estado de greve.
 
 
De acordo o jornal o Tempo de Belo Horizonte, a partir de meia-noite, os tanqueiros iniciam negociações pelo aumento do frete e podem paralisar a qualquer momento. Por enquanto, não há confirmação de adesão de caminhoneiros de outros segmentos, apenas boatos. 
 
Segundo o presidente do Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustível e Derivado de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sinditanque-MG), Irani Gomes, a principal reivindicação é o cumprimento do valor mínimo do frete, previsto na lei 13.703, de agosto deste ano. Ela foi uma resposta do governo federal à greve deflagrada pela categoria em maio deste ano.
 
Apesar de a lei garantir um piso a ser pago para os tanqueiros, as distribuidoras estariam pagando um valor cerca de 25% abaixo do combinado. O reajuste do combustível, que passou a valer no sábado (01), serviu como um estopim para a insatisfação quanto ao pagamento abaixo do garantido em lei. 
 
Negociações entre transportadores e distribuidoras vão acontecer ao longo da próxima semana, com reuniões já marcadas para segunda-feira (3). Uma eventual greve dos 5 mil tanqueiros que atuam em Minas Gerais poderia representar o desabastecimento dos postos e aeroportos do Estado. 
 
Já os transportadores de outros tipos de carga ainda não têm confirmação sobre uma possível paralisação. Mensagens de celular nesse sentido já estão circulando. mas ainda não há um comando de greve definido.
 
Outras entidades
 
O presidente da Associação Nacional de Transporte do Brasil (ANTB), José Roberto, garante que não há paralisação marcada para acontecer nas próximas semanas. “No momento estamos ainda nos reunindo e discutindo uma possível paralisação para acontecer na semana das eleições, é nisto que estamos trabalhando”, afirma.
 
Já a União dos Caminhoneiros do Brasil (UDC) divulgou uma nota comunicando o planejamento de uma mobilização que vai acontecer no próximo dia 10 de setembro, iniciando uma paralisação por tempo indeterminado.
 
Em nota, a UDC afirma que a paralisação prevista para a próxima semana é em decorrência da falta de fiscalização da ANTT sobre o cumprimento dos valores previstos na tabela de frete instituída na resolução 5.820 de 30 de maio de 2018, e do aumento do preço do diesel, que varia entre 13% e 14,5%, em todo o país.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)