Notícias | Cidades

Filhote recém-nascido de lobo-guará vira atração no zoológico de Varginha

G1 Sul de Minas | 14/08/2018 - 20:24:29

Mãe é mantida em cativeiro após um atropelamento e teve reprodução rara.

Filhote de lobo-guará é apresentado no zoológico de Varginha
 
O filhote de um lobo-guará, que nasceu há quase um mês, chamou atenção no zoológico de Varginha (MG). A mãe, mantida em cativeiro após um atropelamento, deu à luz ao lobo que, por enquanto, ela mantém escondido em uma toca.
 
O zoológico não tinha divulgado o nascimento anteriormente para evitar que a exposição deixasse a mãe lobo-guará incomodada, o que poderia causar a rejeição ao filhote. A Bolacha, como a mãe é chamada, fez uma pequena toca no meio da área onde é mantida. O filhote, que deve ter o nome escolhido pelos visitantes, passa a maior parte do tempo escondido.
 
Filhote de lobo-guará nasceu em cativeiro em zoológico de Varginha (MG) (Foto: Arquivo/Zoológico de Varginha) 
 
Um vídeo feito por um dos funcionários flagrou a mãe carregando o filhote na boca. Mas o registro é raro – como os animais têm hábitos noturnos, é difícil captar esses momentos.
 
“Geralmente, à tarde, depois das 16h30, quando não tem mais nenhum visitante, ela começa a passear com ele nesse recinto”, conta o tratador de animais Mário Lúcio da Silva.
 
O atropelamento deixou a mãe, Bolacha, sem uma das patas, que foi mutilada. Com isso, o animal perdeu as condições de viver em seu ambiente natural. Foi resgatada e agora é cuidada na zoológico.
 
Ela chegou ao local, no fim de 2016, e passou por um período de adaptação. Depois, a direção do zoológico decidiu colocá-la junto com um macho da espécie. Assim, nasceu o novo filhote.
 
“A gente chegou onde queria, que é a reprodução de um animal que seria inviável e que na natureza não sobreviveria. Aqui, teve chance de se reproduzir”, explica o diretor Marcos Mina.
 
Outros animais já nasceram no zoológico de Varginha, como uma jaguatirica. Estudantes de zootecnia e medicina veterinária estiveram no local para avaliar as condições da reprodução do logo-guará em cativeiro, que não é comum.
 
“É um animal que corre o risco de extinção, então a preservação dessa espécie é de grande importância. É uma oportunidade única de ver na prática o nascimento, a vida desse lobo aqui no zoológico”, contou o estudante Anderson Venâncio.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)