Notícias | Educação

Alunos do CEFET-MG Varginha apresentam pesquisas no Japão

Com assessoria | 23/07/2018 - 17:46:08
Dois alunos do campus Varginha participam, entre 24 e 28 de julho, da 3ª edição da Conferência Water is Life nas cidades de Tóquio e Chiba, no Japão. Pedro Montuani, do 3º ano do curso de Informática, e Guilherme Prado, do 3º ano de Mecatrônica, acompanhados pela professora Cristina Roscoe, apresentam trabalhos desenvolvidos no campus relacionados à sustentabilidade e ao uso de recursos hídricos.
 
As pesquisas “Práticas sustentáveis: alternativas para um problema complexo” e “Impacto da precipitação ácida no desenvolvimento de plantas para consumo humano” foram selecionadas após análise de resumos e artigos previamente submetidos. As apresentações dos alunos do CEFET-MG serão feitas oralmente e na sessão de pôsteres. 
 
Para Pedro, a participação em um evento desse porte se apresenta como uma oportunidade de divulgação dos projetos, além de desenvolver uma visão mais ampla de sustentabilidade em meio aos participantes. “As pesquisas possuem grande pertinência quanto a resolução de problemas relacionados, diretamente ou não, aos recursos hídricos que possuímos na região e que também se apresentam em diversas outras partes do mundo. As dificuldades que enfrentamos com o solo do cerrado, por exemplo, são muito similares com as que são observadas no solo das savanas africanas para a produção agrícola”, correlaciona. 
 
Guilherme acredita que a troca de conhecimento entre os participantes e a possibilidade de divulgar a pesquisa em um evento internacional fazem com que as expectativas sejam as melhores possíveis. “Esperamos uma recepção muito boa e que nossos projetos sejam destaque durante as avaliações e premiações, assim, poderemos passar todo nosso conhecimento de uma forma bem didática e explicativa”, vislumbra.

Water is Life
A conferência Water is Life busca criar uma consciência profunda e urgente em relação à segurança e à sustentabilidade da água. Entre os objetivos do evento estão o desenvolvimento e o compartilhamento de inovação científica em tecnologias de água; a formação de redes colaborativas para projetos de intercâmbio e pesquisa; e o desenvolvimento de habilidades de liderança e diplomáticas nos participantes.
 
A programação inclui palestras e apresentações de estudantes. Cristina explica que “a conferência, além de ser um simpósio científico, é uma competição acadêmica que busca criar redes de cooperação internacional para desenvolvimento de projetos e intercâmbios científicos culturais e a conscientização de jovens sobre o gerenciamento sustentável dos recursos hídricos”.
 
Conheça as pesquisas
 
Práticas sustentáveis: alternativas para um problema complexo
Apresentada por Pedro Montuani
 
A pesquisa visa à recuperação do solo degradado do cerrado, em especial o da região onde o campus Varginha foi construído, utilizando as práticas sustentáveis de desenvolvimento de composteiras de baixo custo, com minhocas vermelhas e resíduos orgânicos domésticos para a produção de adubo e biofertilizante; e de plantação de 14 variedades de feijão inoculadas com bactérias fixadoras de nitrogênio no solo (diazotróficas).
Por meio da pesquisa foi possível comprovar a eficácia da utilização do húmus para a recuperação de solos ácidos e pobres de nutrientes, assim como a substituição de fertilizantes químicos pelos biofertilizantes na agricultura. O foco a partir de agora é avaliar os resultados da junção dessas práticas com o plantio de leguminosas associadas a bactérias fixadoras de nitrogênio.
 
Impacto da precipitação ácida no desenvolvimento de plantas para consumo humano
Apresentada por Guilherme Prado
O trabalho mostrou como as chuvas ácidas podem influenciar na produtividade do plantio de milho, feijão e ervilha, amplamente produzidos no Sul de Minas e com grande importância econômica para a região.
 
A chuva ácida é um fenômeno ocasionado pela emissão de gases poluentes, principalmente nos países com processo de desenvolvimento desordenado das indústrias. A pesquisa constatou que a irrigação ácida prejudica o crescimento e a produtividade das plantas da ervilha, por exemplo.
 
Sabia mais
Conheça a Water is Life (https://waterislife2018.jp)
Acesse os resumos selecionados (https://waterislife2018.jp/abstract/)
Pesquisa de Varginha estuda danos da chuva ácida em vegetais (http://www.cefetmg.br/noticias/arquivos/2018/03/noticia015.html)
 

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)