Notícias | Meio Ambiente

Dia Internacional da Reciclagem: Via Café Garden Shopping se destaca em ações sustentáveis

Com assessoria | 17/05/2018 - 14:45:41
Dentro do conceito Garden, empreendimento investe na redução de impactos ambientais
 
Nesta quinta-feira, 17 de maio, é comemorado o Dia Internacional da Reciclagem para a conscientização sobre os processos da reciclagem no planeta. Instituída pela Unesco, a data reforça a importância social e ambiental das pessoas e empresas desenvolverem ações que viabilizem a reciclagem dos resíduos sólidos, tornando-os matéria-prima novamente.
 
Devido ao fato de que atividades cotidianas geram resíduos, o acúmulo de lixo pode trazer malefícios ao meio ambiente e sociedade. Ciente dessa realidade, o Via Café Garden Shopping, dentro do Conceito Garden implantado pelo Grupo Tenco (Ecologicamente correto, Socialmente Justo e Economicamente Viável) investe em iniciativas para diminuir, reverter e evitar esses impactos.
 
Dentre as ações implantadas está o Eco Ponto, área dentro do estacionamento equipada com lixeiras seletivas para coleta de papel/papelão, sucata de ferro, vidro e plásticos diversos. “Além do ponto de coleta, são constantemente realizadas atividades de conscientização junto aos colaboradores, lojistas e convidados, a fim de reforçar a importância da reciclagem, não só para o Garden, mas para toda a comunidade em que estamos inseridos” ressalta Mariana Zonta, gestora de marketing do shopping. A implantação do PEV (Ponto de Entrega Voluntária) se dá por meio de uma parceria com a Prefeitura de Varginha, através da Secretaria de Meio Ambiente.
 
A iniciativa tem gerado grandes resultados. A média mensal de coletas realizadas no shopping é de: 5,55 mil quilos de papelão, 120 quilos de plástico, 160 quilos/ mês de vidro e 10 quilos de metal. Toda a verba arrecadada pela reciclagem é revertida para a cooperativa dos catadores da cidade. Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira, o trabalho do shopping de incentivo à coleta seletiva tem um grande impacto. “Devido ao fluxo de visitantes do shopping e a parceria na divulgação do projeto, a adesão da coleta seletiva em Varginha é cada vez mais expressiva. Com isso, conseguimos diminuir a poluição e ainda ajudamos as famílias envolvidas em todos os processos de reciclagem” afirma, reforçando que mais parcerias serão firmadas entre as duas instituições.
 
Porém, no Via Café Garden Shopping, outras iniciativas socioambientais também são desenvolvidas. “Desde o início de sua operação, o empreendimento investe em ações de reaproveitamento de água de chuva, eficiência energética, por meio de sistema de claraboias e ar condicionados inteligentes. Além disso, o shopping promove a reciclagem do óleo de cozinha utilizado nas operações de alimentação, evitando o seu lançamento na rede de esgoto“, explica o gerente de operações do Via Café Garden Shopping, Gleiser Guimarães. Mensalmente, cerca de 350 litros de óleo do centro de convivências são reciclados por meio de parceria com empresa especializada e 160m³ de água são economizados por mês.
 
O shopping também realiza outras ações que contribuem com a preservação do planeta, como o Garden Arrecada - um espaço destinado ao recolhimento de óleo de cozinha, pilhas e baterias usadas que, posteriormente, têm o descarte correto sem prejudicar o meio ambiente. No local ainda é possível depositar roupas, calçados, cobertores e alimentos que, constantemente, são doados a instituições filantrópicas do Sul de Minas.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)