Notícias | Saúde

Campanha de vacinação contra gripe começa na nesta segunda-feira

Da redação | 23/04/2018 - 09:41:09
Com o tema “Pra enfrentar a gripe, vacine-se”, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais ( SES-MG) lança, nesta segunda-feira (23/04), a campanha de vacinação contra a Influenza que vai até 1º de junho. O dia da mobilização nacional está previsto para 12 de maio (sábado). Em Varginha, o objetivo da campanha é imunizar 90% das pessoas que fazem parte do público alvo, ou seja, cerca de 33 mil pessoas. O município vai receber as doses de vacinas, divididos em seis lotes, conforme liberação do Ministério da Saúde.
 
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.  (Ministério da Saúde – MS)
 
A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações, enfatizando aqui a importância desta Campanha Nacional que conforme orientação do Ministério da Saúde não haverá prorrogação, portanto, é necessário empreender todos os esforços para o alcance das metas neste período.
 
A Campanha tem por finalidade reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.
Tripla proteção
A vacina trivalente, distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), protege contra os três principais tipos do vírus da gripe que mais circulam no Estado e no país, o Influenza A H1N1 e H3N2 e o Influenza B. Segundo Janaína Almeida, os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra o vírus cai progressivamente e o vírus passa por frequentes mutações.
 
Quem pode receber a vacina pelo SUS
Na campanha, serão vacinados os integrantes do grupo prioritário formado por:
- Pessoas com 60 anos ou mais de idade;
- Trabalhadores de saúde: Todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;
- Crianças na faixa etária de seis meses (4 anos, 11 meses e 29 dias); 
- Gestantes: todas as gestantes em qualquer idade gestacional. 
- Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação. 
- Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, 
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas deverão receber a vacina influenza.
 
- Os grupos portadores de doenças (com relatório médico): crônicas, não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, (conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas) Em anexo o quadro. 
- Professores: Escolas Públicas e Privadas que estejam na ativa.
 
 
Quais documentos levar
 
- Caderneta de Vacinação da criança e do adulto;
- Professores na ativa: Os professores deverão procurar a Unidade de Saúde com o Crachá e/ou comprovante assinado pela Diretora da escola que leciona. 
- Puérperas, deverão apresentar qualquer documento que comprove a gestação (certidão de nascimento e/ou, cartão da gestante e/ou, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros), durante o período de vacinação. 
 
Prescrição médica
- Pacientes crônicos: A vacinação deste grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Nota: Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos que estão cadastrados para receberem a vacina. Caso no local de atendimento onde são atendidos regularmente não tenha um posto de vacinação, devem buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada, visando garantir esse documento com antecedência, para evitar filas no período da vacinação.
 
Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada, também devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresentá-la nos postos de vacinação durante a realização da campanha de vacinação.
 
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)