Notícias | Esportes

Nedo Xavier é homenageado e recebe "Licença Honorária" da CBF

G1 Sul de Minas | 09/02/2018 - 14:48:18
Certificado é destinado a técnicos com mais de 60 anos e busca reconhecer a competência e o comprometimento no comando de equipes ao longo da carreira
 
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entregou ao técnico Nedo Xavier a 'Licença Honorária' de treinador. O certificado reconhece a competência e comprometimento dos profissionais no comando de equipes do Brasil ao longo dos últimos anos e é oferecido por meio da CBF Academy, que é responsável pela preparação de novos técnicos para a profissão.
 
Desde o início de 2017, Nedo Xavier está trabalhando direto no Boa Esporte, seja como treinador, seja no cargo de coordenador técnico, que é o que exerce atualmente.
 
Nedo é de Curitiba (PR) e tem 65 anos. Foi justamente na cidade onde começou a carreira de treinador, nas categorias de base do Coritiba, em 92, seguindo pouco depois para o futebol profissional. Em 2000, foi auxiliar técnico no Atlético-MG e depois substituiu Parreira na Copa João Havelange. Ao longo da carreira, passou por diversos times, com destaque para América-MG, Avaí, Fortaleza, CSA e Paraná.
 
- É gratificante. Por tanto tempo que você trabalha dentro do futebol, eu, assim como todos que receberam, ficaram felizes. Eu acho que acima de tudo é gratificante - afirmou o treinador.
 
Licença Honorária
 
Mais de 30 técnicos foram homenageados com a licença, entre eles grandes nomes da história do futebol brasileiro, como Zagallo (o primeiro a receber o certificado), Sebastião Lazaroni e Carlos Alberto Parreira. Nedo Xavier deveria ter recebido a Licença Honorária junto com eles, mas não pôde comparecer ao evento no início de dezembro. Com isso, o certificado foi entregue na última segunda-feira (5) ao diretor Rildo Moraes, que se encarregou de encaminhar a homenagem ao treinador.
 
 
Foi a primeira vez que a entidade máxima do futebol brasileiro realizou a homenagem. Para receber os certificados, os treinadores deveriam acumular mais de 50 pontos durante o ofício, segundo critérios da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) - conquistas com seleções principais e de base, campeonatos nacionais e internacionais com clubes fazem parte da somatória dos pontos.
 
Identificação com o Boa Esporte
 
Nedo Xavier teve nove passagens como treinador pelo Boa Esporte. Duas delas enquanto a equipe ainda se chamava Ituiutaba, antes de vir para Varginha. Foi o responsável pelo acesso à Série B em 2010 e quase levou o Boa à Série A em 2011 e 2014. Por outro lado, também esteve à frente do time nos rebaixamentos de 2015, no Brasileiro, e 2016, no Mineiro.
 
Em 2017, comandou a equipe durante a Série B, mas acabou deixando o comando há quatro rodadas do fim, quando a equipe figurou na zona de rebaixamento. Nedo, no entanto, continuou no clube, voltando ao cargo de coordenador técnico.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)