Notícias | Esportes

Agência Antidoping dos EUA suspende Amanda Ribas por dois anos

Da redação | 11/01/2018 - 11:26:34

Lutadora, que testou positivo um mês depois de assinar com o UFC, cumprirá gancho até junho de 2019. A substância encontrada em teste de urina foi a "ostarine", da classe de agentes anabolizantes

A Agência Antidoping dos EUA (USADA, em inglês) anunciou nesta quarta-feira a punição de dois anos de suspensão para a varginhense Amanda Ribas, que assinou com o UFC em maio do ano passado, mas nem chegou a estrear, justamente por conta do teste positivo. A USADA, por meio de nota oficial, informou que a atleta aceitou a sanção, apesar de alegar inocência. A suspensão se encerrará apenas em junho de 2019.

A atleta de 24 anos que está na categoria peso-palha, testou positivo para “ostarine”, em teste de urina feito fora de competição, no dia 7 de junho de 2017. Ainda segundo a USADA, a ostarine é uma substância não especificada na classe de agentes anabolizantes e proibida em todos os momentos, de acordo com a política antidopagem do UFC, que adotou a lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês).
 
A agência americana explica que a “ostarine”, também conhecida como MK-2866 e Enobosarm, “pertence à classe dos moduladores seletivos do receptor de androgênio, e é vendida ilegalmente nos Estados Unidos e no mundo como uma substância que melhora o desempenho. Ostarine não está disponível como medicamento de prescrição médica em qualquer país, e seu uso não autorizado pode causar sérios efeitos colaterais”.
 
Pelas redes sociais, a atleta falou sobre a suspensão e negou o uso da substância. A atleta também fez críticas à falta de fiscalização dos fabricantes de suplementos e ainda fez um alerta a outros atletas.
 
“Nunca fiz uso de dopping de qualquer gênero e me sinto extremamente humilhada e prejudicada por estar pagando por algo que não fiz. O aparecimento do Clumbeterol em um dos suplementos anteriormente utilizados por mim mostra a má qualidade e fiscalização de alguns fabricantes desse tipo de produto,” desabafou Amanda.
 
“Quero declarar aqui a minha inocência, e deixar um imenso alerta a todos os outros atletas profissionais do Brasil sobre o risco que esse tipo de consumo apresenta para nossas vidas e carreiras,” completou.
 
 Confira a postagem feita em seu perfil no Instagram.
 

Sou Amanda Ribas, lutadora de MMA e do UFC. Recentemente foi encontrado o esteróide Ostarine em um dos meus exames realizados pela Organização USADA antes do que seria a minha estreia no UFC. Quem me conhece sabe a minha opinião sobre esse tipo de produto. Fui atleta da seleção Brasileira de Judô, sou lutadora profissional de MMA e sempre fui completamente contra esse tipo de coisa. Quando o positivo surgiu no exame eu, junto com meu empresario e meu treinador, juntamos todos os suplementos e remédios que eu utilizara e enviamos para a USADA para tentarmos descobrir como isso apareceu no meu corpo. Jamais fiz uso de dopping e tampouco sabia o que era a substância, até então. Depois de gastarmos muito dinheiro com os testes, que são pagos pelo atleta, soubemos que o Ostarine não fora encontrado. Porém em um dos suplementos foi encontrado Clumbeterol, substância que, apesar de não ter surgido nos meus exames de antidopping, também classifica-se como ilegal. Nunca fiz uso de dopping de qualquer gênero e me sinto extremamente humilhada e prejudicada por estar pagando por algo que nao fiz. O aparecimento do Clumbeterol em um dos suplementos anteriormente utilizados por mim mostra a má qualidade e fiscalização de alguns fabricantes desse tipo de produto. Aconteceu comigo, bem como com outros atletas brasileiros. Quero declarar aqui a minha inocência, e deixar um imenso alerta a todos os outros atletas profissionais do Brasil sobre o risco que esse tipo de consumo apresenta para nossas vidas e carreiras. Eu tomarei para mim a missão de alertar a todos!!! Vou continuar os treinamentos fortes pra ir em busca do cinturão do UFC #Deusnocomando #devarginhaparaomundo #ilovemyjob #continueanadar #vamoquevamo #bjj #amandaribas #bjjwoman #ufcwoman #ufcgirl #mmawoman #alwaysworking #ufcbrasil

Uma publicação compartilhada por AMANDA RIBAS (@amandaribasufc) em

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)