Notícias | Cidades

Aluno de Varginha vence Concurso Embaixador Proerd Brasil - EUA

Com assessoria | 25/06/2017 - 12:41:21
A Polícia Militar de Minas Gerais realizou o Concurso “Embaixador do Proerd Brasil EUA”, para escolher um representante para o Conselho Consultivo de Jovens do Programa D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e sagrou-se campeão do concurso o estudante Samuel Miranda Ferreira, da cidade de Varginha.
 
Em 2017, pela primeira vez na história, o D.A.R.E América abriu uma vaga para um estudante do Brasil, e também para alunos dos 49 países conveniados ao Programa, que serão membros do YAB (Youth Advisory Board), um Conselho Consultivo de Jovens, do Programa D.A.R.E.. O estudante brasileiro deverá ocupar o cargo pelo período de 2 anos e participará de reuniões anuais nos EUA, juntamente com jovens selecionados dos outros países participantes.
 
Para escolher o representante desse Conselho é que foi realizado o Concurso “Embaixador do Proerd Brasil EUA”, iniciado em maio do corrente ano. O estudante Samuel Miranda Ferreira foi um dos participantes da seleção nacional. Ele tem 15 anos, está no 2º ano do ensino médio do Colégio Batistado Colégio Batista de Varginha e foi aluno do Proerd nos 5º e 7º anos do ensino fundamental. Na primeira etapa, em 2011, seu instrutor foi o 3º Sargento PM Darlan Esquincalha Moreno, e em 2013, no 7º ano, o instrutor de Samuel foi o Cabo PM Dalton Dias Ferreira, ambos policiais lotados no 24º Batalhão de Polícia Militar.
 
O estudante passou pela pré-seleção do Concurso, que exigia alguns requisitos, como ter participado das aulas do Proerd, estar matriculado e cursando o ensino médio, possuir um bom desempenho escolar e apresentar boa articulação e habilidade para falar em público.  Após essa etapa ele foi autorizado a participar das entrevistas com outros 70 candidatos aprovados, que foram submetidos a três testes: Conhecimentos gerais sobre o Proerd, Avaliação de fluência e escrita do Inglês e Teste psicológico.  Após uma exaustiva bateria de exames e avaliações, Samuel foi avaliado com nota máxima, e por unanimidade entre os membros da comissão ele foi escolhido como vencedor do concurso. 
 
Com a vitória, Samuel será o 1º jovem Embaixador Proerd a representar o Brasil nos Estados Unidos da América. Sua primeira viagem está prevista para 7 de julho, para participar da 30ª Conferência Internacional do D.A.R.E. no Texas, ocasião em que Samuel será empossado, assim como os demais membros escolhidos para fazer parte do Conselho Consultivo de Jovens do Programa.
 
Entenda o que é o PROERD
 
O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983, nos Estados Unidos da América. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.
 
Neste Programa, os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma), desenvolvem um curso de prevenção as drogas na sala de aula de instituições de ensino, mostrando aos alunos os efeitos das drogas, ensinando-lhes as habilidades necessárias e motivações para se manterem longe desse mal.

PROERD em Varginha
 
No ano de 2017 o Proerd completa 16 anos de realização pelo 24º BPM em Varginha e neste período já formou 43.200 pessoas. O Programa obteve sucesso na cidade de Varginha desde a sua implantação, como também em todos os países conveniados ao D.A.R.E.. Em Varginha o Proerd visa em alcançar os alunos dos 5º anos e 7º anos do ensino fundamental. Há ainda o Proerd para pais, em que se busca reforçar a importância da amizade e supervisão dos pais para com os filhos.

Homenagem do 24º BPM à Samuel Miranda Ferreira
 
Diante da vitória de Samuel no Concurso “Embaixador Proerd Brasil-EUA”, nesta sexta-feira, 23 de junho, o 24º BPM realizou uma homenagem ao estudante, durante um evento que marcou a implantação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC, na cidade de Varginha, em parceria com a Polícia Militar. O Comandante do 24º BPM, Ten Cel Hudson Abner Pinto parabenizou Samuel pela conquista e desejou sucesso para esta nova etapa tão importante, em que representará nosso país como embaixador do Proerd. 
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)