Notícias | Cidades

Relatório aponta sistema de transporte público deficitário em Varginha

G1 Sul de Minas | 16/06/2017 - 19:20:04
Um relatório de uma empresa contratada pela Prefeitura de Varginha para analisar o transporte público na cidade apontou que o sistema está deficitário. A iniciativa teve como objetivo fazer um diagnóstico dos principais problemas e propor soluções para o serviço dos ônibus coletivos antes da realização da nova licitação do transporte no município.
 
A análise serviu como base para escrever uma nova lei do transporte público que está na Câmara aguardando a apreciação dos vereadores. Uma audiência pública ainda deve ser realizada e só depois a lei pode ser votada.
 
O relatório de 263 páginas diz que é necessário criar o bilhete integrado para otimizar a circulação dos ônibus. Hoje, todas as 23 linhas passam pelo Centro, e os coletivos disputam espaço com os carros. `
 
Além disso, o documento diz que para fazer essa otimização, a empresa que vencer a licitação precisa ter no mínimo 60 veículos. A Autotrans, empresa atualmente responsável pelo serviço, possui 52 veículos.
 
O relatório aponta ainda que são realizadas 16.386 viagens por mês, mas para atender a necessidade da população, o número de viagens precisa ser de pelo menos 19.494 ao mês. E fora dos horários de pico, deveria ser utilizados micro-ônibus.
 
O prefeito de Varginha, Antônio Silva, admite que existem problemas, explica que a legislação que regulamenta o transporte público na cidade é de 1991 e agora espera poder resolver as questões com a nova lei.
 
"Imediatamente após a aprovação da lei na câmara e a sanção dessa lei, nós estaremos com o edital na rua. Já estamos praticamente com o esboço do edital pronto, baseado no projeto de lei, mas esperando que possa ocorrer alguma alteração. E aí nesse momento, a gente faria a adequação final e lançaria o edital"
 
Antônio Silva também descartou a possibilidade de colocar duas empresas como responsáveis pelo transporte na cidade.
 
"Aqui em Varginha já houve a experiência de duas empresas que não deu certo, não houve êxito. Primeiro que não há concorrência entre elas, porque a tarifa é única. A tarifa que seria para uma, seria para outra. Então elas concorreriam em qualidade. A qualidade, o município através da sua fiscalização, tem o poder de exigir a qualidade no transporte. Então, pelo porte ainda de Varginha, nós entendemos, através desse estudo técnico, que o mais viável é uma única empresa. Obviamente com uma estrutura de capital e de patrimônio, de idoneidade, capaz de atender às exigências que serão inseridas no edital".
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)