Notícias | Cidades

Hospital Bom Pastor tenta dividir custos para não parar setor oncológico

G1 Sul de Minas | 13/06/2017 - 12:23:22
Instituição recebe pacientes de 198 cidades da região e acumula dívidas.
 
A crise que atinge a saúde pública no Sul de Minas e em todo o país chegou também em Varginha. Na cidade, o setor de oncologia do Hospital Bom Pastor acumula dívidas e agora quer dividir custos com prefeituras de outros municípios da região para não ter que cortar atendimentos.
 
No local, são atendimentos 250 pacientes em média por dia. Cerca de 80% deles vêm de 198 cidades da região. Só que o setor de oncologia não tem sido capaz de cobrir os custos. E a dívida do Estado já passa dos R$ 800 mil.
 
“Durante o ano de 2016 até agora, ele não pagou o extra-teto. Aquilo que extrapolou, o atendimento além daquilo que está estabelecido no contrato. O Estado vem nos devendo R$ 835 mil”, diz o secretário de Saúde de Varginha, Mário Terra.
Com isso, e para continuar funcionando, a instituição quer dividir os gastos com os outros municípios. “Para a gente repactuar valores, para a gente estabelecer formas de um município ajudar o outro”.
 
A falta de dinheiro já traz riscos ao atendimento. “O primeiro passo, que a gente ainda está planejando, é fazer um atendimento de primeira vez mais lento. Se hoje a gente consegue atender o paciente dentro de 20 a 30 dias, a gente segue a lei federal de 60 dias até 90. E, no segundo passo, a gente cancelar mesmo”, explica Jussemara Nascimento Venture, coordenador do setor de oncologia.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)