Notícias | Geral

Sebrae Minas promove oficina do Ecossistema Local de Inovação, em Varginha

Com assessoria | 07/04/2017 - 14:42:24
Grupo composto por empresas com iniciativas inovadoras desenvolverá plano de ação para consolidar a região como polo mineiro de inovação
 
Provocar a discussão sobre o Ecossistema Local de Inovação (ELI). Este foi o principal objetivo de uma oficina promovida pelo Sebrae Minas, em Varginha, na última semana. O evento, que foi realizado no auditório da instituição, contou com a participação de representantes de empresas da cidade com iniciativas inovadora. Juntos com a equipe do Sebrae Minas que coordena os trabalhos, eles construirão um plano de ação para consolidar o município como um ecossistema de inovação no Sul de Minas. A mesma atividade já foi realizada em Montes Claros, Uberaba e Lavras.
 
O grupo é composto por empresas de diversos segmentos, como tecnologia, educação, alimentação e comunicação e os 15 participantes da oficina foram divididos em quatro temáticas: Empreendedorismo, Capital Financeiro, Políticas Públicas e Habitats de Inovação. “Percebemos que há iniciativas isoladas das universidades, das empresas e do poder público e o que propomos é trazer pessoas estratégicas para participar dessa oficina e, a partir daí, fazer as conexões necessárias para que possamos ter um polo efetivo de inovação”, afirma o gerente de inovação e sustentabilidade do Sebrae Minas, Anízio Dutra Vianna.
 
Nesse primeiro encontro foram definidas as principais ações a serem desenvolvidas para fortalecer o ELI em Varginha. O grupo deverá se reunir a cada dois meses, sob a mentoria do Sebrae Minas, que oferecerá todo o conteúdo, suporte e boas práticas para tornar efetivo o plano de ação em desenvolvimento. A intenção do Sebrae Minas é que as oficinas sejam promovidas também em Alfenas, Itajubá e Santa Rita do Sapucaí, cidades que estão inseridas no Projeto Identidade Startup do Sebrae Minas.
 
“Das nove regionais do Sebrae Minas, a Regional Sul é, sem dúvida, o território com a maior capacidade de transformar o conhecimento gerado em negócios. A partir do momento em que as cidades estratégicas dão início a um ELI que, posteriormente, poderá se transformar em um ecossistema regional de inovação, é possível obter a consolidação efetiva do Sul de Minas como um polo de inovação”, diz Anízio.
 
Para os próximos encontros, a intenção é que mais empresas sejam convidadas a integrar o grupo. “É importante a adesão de novos membros para que possamos, cada vez mais, adensar a discussão sobre inovação, porque quanto mais conhecimento envolvido, mais fácil a construção desse ELI. Queremos transformar Varginha no melhor local para se empreender e inovar e todas as pessoas dispostas a contribuir para a transformação da região são bem-vindas nessa atividade”, conclui o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Juliano Cornélio.
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)