Notícias | Geral

Divulgados dados atualizados de dengue em Varginha

Com assessoria | 30/11/2016 - 14:53:24
O Setor de Epidemiologia da Prefeitura de Varginha divulga dados atualizados de dengue no município que mostram, inclusive, os bairros com maior incidência de casos. Neste ano, até o dia 29 de novembro, foram 5.389 casos notificados, sendo 2.968 (55,1% do total) confirmados. Abril foi o mês com maior número, sendo 1.242 confirmações, seguido de maio com 606.
 
Agora, com o período chuvoso, a população deve redobrar os cuidados quanto ao combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, pois a tendência é que os casos voltem a subir devido ao aumento das larvas. Em uma demonstração do crescimento do índice, em outubro foram 105 casos confirmados de dengue, 35 a mais que setembro.
 
De acordo com o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) do Ministério da Saúde, Varginha está classificada em risco médio de surto de dengue, chikungunya e zika. O Bairro Parque Rinaldi lidera o ranking com 691 notificações, sendo que 288 pessoas realmente estavam com dengue; na região central foram 406 notificações com 248 confirmações e no bairro Sion 315 notificações e 155 casos confirmados.
 
Confira no quadro os bairros e os números registrados:
 
 
Capacitação de profissionais
 
Nesta quinta-feira, 01, às 8h, na Secretaria Municipal de Saúde, haverá a última reunião do Comitê Municipal de Controle de Arbovirose (doenças transmitidas por insetos. A Coordenadora do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Roseane Souza e Silva explica que o prognóstico nacional é de tríplice infecção (chicungunya, zika e dengue). Será agendado um treinamento para os profissionais de saúde de clínica epidemiológica com alerta para priorizar os atendimentos às gestantes e bebês.
 
Mutirões
 
A Prefeitura realiza constantes mutirões de limpeza acompanhando os bairros com maior incidência de casos de dengue. Ano passado, foram intensificadas as capacitações dos profissionais de saúde com foco no atendimento dos casos suspeito e também no diagnóstico rápido. Vale reforçar que a população tem papel fundamental no combate ao mosquito transmissor dessas três graves doenças. A principal dica é manter as casas e quintais limpos, sem recipientes que acumulem água. Use repelente e tome bastante água. 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)