Notícias | Geral

Cadeias desativadas agravam superlotação em presídio de Varginha

G1 Sul de Minas | 29/07/2016 - 18:08:22
Detentos chegam a ficar dois dias em cela de custódia até vaga aparecer.
Suapi diz que começa a assumir cadeias na região em até 100 dias.
 
A superlotação no presídio de Varginha está longe de ser resolvida. A unidade comporta até 80 detentos, mas atualmente 310 pessoas encontram-se presas. Em março, o local foi parcialmente interditado, mas a desativação de duas cadeias na região criou problemas extras para a Polícia Civil na cidade.
 
Em Elói Mendes (MG), a cadeia foi reformada e, segundo a Subsecretaria de Administração Prisional de Minas Gerais (Suapi), só vai ser reaberta em 100 dias. Já a cadeia de Guapé (MG) foi desativada permanentemente.
 
Os presos das duas cidades agora são levados para Varginha. A solução encontrada pela Polícia Civil é deixar os detidos na cela de custódia da delegacia até que apareça uma vaga no presídio. No dia 18 de julho, o delegado Josias Moreira Gissoni chegou a pedir um habeas corpus à Justiça para liberar um detento. Dois dias depois, uma vaga no presídio foi disponibilizada para a transferência.
 
"Chega a ser um absurdo o delegado prender e depois ele mesmo pedir para soltar porque ele não tem local onde colocar. Mas eu vou continuar tomando esta atitude, porque o preso não pode ficar aqui nestas condições", disse à época o delegado.
 
Segundo Gissoni, a situação tem se repetido ao longo dos últimos seis meses. Nesta quinta-feira (28), dois homens presos em Elói Mendes seguiram para o presídio depois de um dia passado na cela de custódia.
 
Suapi vai assumir cadeias
 
De acordo com a Suapi, as dificuldades devem ser reduzidas com a criação de unidades prisionais em locais que antes estavam sob jurisdição da Polícia Civil.
 
Em 100 dias, além de Elói Mendes, a subsecretaria vai assumir cadeias em Alpinópolis (MG), Botelhos (MG), Candeias (MG) e Monte Santo de Minas (MG). Em até nove meses, cadeias de Muzambinho (MG), Bom Sucesso (MG), Carmo do Rio Claro (MG) e Conceição do Rio Verde (MG) também devem ser assumidas pela Suapi.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)