Notícias | Geral

Câmeras registram bola de fogo no céu de Varginha; Meteoro pode ter tocado o solo

G1 Sul de Minas | 30/05/2016 - 23:01:18

Uma grande bola no céu, mais luminosa que a lua, foi registrada por observadores da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramom) na madrugada deste domingo (29). Os estudiosos acreditam que um meteoro tenha passado pertinho de Varginha e pode ter tocado o solo do município. Outras cidades da região também registraram o ‘clarão’.

“A lua caiu do céu”. Foi assim que os observadores classificaram o fenômeno, que foi registrado por quatro câmeras da Bramom no Sul de Minas e também pelo Laboratório Nacional de Astrofísica em Brasópolis.

De acordo com os astrônomos, a bola luminosa – ou meteoro – só foi vista porque o tamanho dela é superior às que caem normalmente caem na terra. Este fragmento teria chegado a medir -13 na escala que mede a luminosidade. No caso, ela foi maior que a da lua, que mede -12 nesta mesma escala.
 
Os observadores agora vão começar uma pesquisa para tentar identificar o local exato onde ele pode ter caído. “Os meteoros atingem a atmosfera da terra em alta velocidade e quando se chocam com o ar, esquentam, evaporam e causam esse clarão, que é a queima do material do meteoro. Ainda não sabemos se ele caiu no chão, terá que ser feita uma busca para isso, ou pessoas que viram o impacto e podem encontrar essa pedra ou material”, explicou o astrônomo Eder Martioli.
 
O clarão foi tão forte que iluminou ruas de diversas cidades da região. Segundo o astrônomo, o registro só foi possível por causa do tamanho do meteoro. “Ele foi maior do que o da lua, provavelmente, porque deu para ver, causou iluminação em estradas escuras e foi notório para quem estava olhando o céu naquele momento”, completou.
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)