Notícias | Cidades

Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor passará por reforma

Com assessoria | 24/11/2015 - 17:21:47
O Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor, em Varginha, passará por melhorias em toda sua estrutura. De acordo com a Assessoria de Comunicação da prefeitura, com os recursos oriundos de emenda parlamentar na ordem de R$1,5 milhão, serão adquiridos novos e modernos equipamentos, a sala de emergência será ampliada, serão trocadas janelas, parte elétrica e hidráulica, dentre outros.  A reforma está programada para início de 2016.
 
Segundo Luiz Fernando Alfredo, presidente do Conselho Diretor da Fhomuv – Fundação Hospitalar de Varginha, durante o período das obras, os atendimentos serão transferidos provisoriamente para a UPA.
 
“Estamos aguardando a abertura de licitação para a contratação de uma empresa que se responsabilize pela obra. Acreditamos que até janeiro esteja concluída, para então iniciarmos os trabalhos”, destacou Luiz Fernando.
 
Credenciamento
 
Luiz Fernando conta que assim que a nova Direção assumiu o Hospital Bom Pastor, o seu Pronto Atendimento já estava credenciado como participante da Rede de Resposta em urgência e Emergência pela administração passada. “Porém, ao analisarmos suas instalações, aparelhos, equipamentos, instrumental e afins, concluímos que não tínhamos condições nenhuma para tal responsabilidade. O próprio Chefe do Departamento Estadual da Rede de Urgência, durante uma visita ao local, constatou que estávamos com a razão, não concordando com o credenciamento”, relatou.
 
Diante a estas circunstâncias, a alternativa foi buscar recursos. “Foi quando  conseguimos uma verba através de emenda parlamentar do Deputado Diego Andrade, no valor de R$1.500.000,00 para melhorarmos a Oncologia e especialmente, para reformarmos o Pronto Atendimento. A verba já está empenhada, após a liberação da Caixa Econômica Federal em outubro deste ano, já encaminhamos os projetos e estamos elaborando o processo licitatório”, explicou Luiz Fernando.
 
Atendimento de Trauma
 
Luiz Fernando explica que, embora o Pronto Atendimento não esteja credenciado para trauma I, vem atendendo como se fosse. “Realizamos atendimentos de 44 clientes por dia, l.320 por mês, trauma leve, médio, grave e poli trauma. Temos tomógrafo, laboratório, raio x, ultrassom, bloco cirúrgico com 7 salas, CTI, 2 leitos de emergência, 6 leitos de observação, 1 de isolamento dois plantonistas médicos, 1 enfermeiro, 4 técnicas de enfermagem, 2 recepcionistas e 1 ajudante geral a cada 12 horas, de segunda feira a domingo, e contamos com os especialistas em neurologia, ortopedia, cirurgião geral, bucomaxilofacial, cirurgião plástico, nefrologista e cirurgia vascular de Plantões à distância e mais 1 internista presencial, 12 horas por dia e à noite, sábados e domingos, ele fica à distância”.
 
UPA
 
Considerada um Centro de excelência para Varginha e mais 6 seis cidades vizinhas (Boa Esperança, Santana da Vargem, Monsenhor Paulo, Elói Mendes, Monsenhor Paulo e Cordislândia), com uma população alvo de aproximadamente 250 mil pessoas, UPA tem capacidade para até 450 atendimentos por dia, 13.500 por mês. Conta com 4 leitos de emergência devidamente equipados, Farmácia, Laboratório, Raio X e Eletrocardiograma interno, mais outros exames terceirizados, externo, 6 leitos de observação Feminino, 6 masculino, 5 infantil e dois isolamentos. É equipada com três ambulâncias – Normal e UTI para transporte, assistida pelo SAMU e Corpo de Bombeiros. 7 médicos diários, clínico, cirurgião e Pediatra, 4 enfermeiros, 9 técnicos de enfermagem, 4 técnicos de laboratório, 4 recepcionistas, 4 ajudantes, Farmacêutico e motoristas, diariamente.
“Com a ajuda da estrutura do Hospital Bom Pastor, onde se manterá os internistas e especialistas nas mesmas funções, uma sala vermelha com 4 leitos para estabilização (pacientes graves), sem porta aberta, com 60 plantões médicos por mês, mais pessoal de apoio e o Hospital Regional com 4 leitos de emergência e mais 10 leitos de CTI, com o compromisso do custeio do governo estadual para a nova unidade, e um fluxo bem afinado com o SAMU e o Corpo de Bombeiros, poderemos convergir temporariamente os atendimentos para a UPA, pois, do contrário, não haverá outra maneira de reformarmos o Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor e ficaremos sujeitos a devolver a verba”, justificou Luiz Fernando Alfredo.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)