Notícias | Trânsito

Câmara aprova pena maior para motorista que matar sob efeito de álcool e drogas

Da redação | 24/09/2015 - 12:29:13
Depois de quatro anos de muita luta e mais de um milhão de assinaturas colhidas, o projeto idealizado pelo "Movimento Não foi Acidente", foi aprovado pela Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira (23). 
 
O projeto busca punições mais duras para motoristas que atropelam e matam após ingestão de bebida alcoólica. Atualmente, a punição para quem dirigir embriagado e provocar acidente fatal é de 2 a 4 anos de detenção, além da suspensão da permissão para dirigir veículo automotor.
 
Pela proposta aprovada pelos deputados, a pena para o homicídio culposo (sem intenção de matar) cometido por motorista embriagado passará a ser de 4 a 8 anos no regime semi-aberto. O texto agora segue para o Senado antes de ir à sanção presidencial.
 
Para os defensores da proposta, o texto não foi o ideal, mas significa um grande avanço no endurecimento da pena para motorista bêbado que mata no trânsito, porque dobra a penalidade. A pedido do "Movimento Não foi Acidente", o Deputado Laércio Oliveira apresentou um destaque ao Projeto. A emenda era para aumentar a pena para de 5 a 8 anos. "Manter a pena mínima em 4 anos permitirá que ela seja substituída por medida socioeducativa. Não podemos permitir que quem tira a vida de pessoas inocentes continue sendo punido apenas com doação de cestas básicas", disse Laércio. O destaque foi prejudicado e não foi a votação. Ele tinha o objetivo de retornar ao texto original, de autoria da deputada Keiko Ota, mas foi modificado durante a tramitação. 
 
O texto aprovado pelos deputados também prevê pena mais alta para motorista bêbado que provocar acidente que resulte em lesão corporal grave. Hoje a pena é de 2 a 4 anos de prisão. Com a proposta, a pena será de 2 a 5 anos prisão.
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)