Notícias | Educação

Sessão Solene marca Jubileu de Ouro da FEPESMIG

Com assessoria | 27/08/2015 - 12:41:03
A Cidade Universitária sediou a Sessão Solene do Egrégio Conselho Curador da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, em comemoração aos 50 anos da FEPESMIG. O evento aconteceu no Anfiteatro Prof. Leopoldo Veiga Marinho na noite do último sábado, dia 22 de agosto, e contou com a presença de autoridades, homenageados, parceiros, representantes de diversas instituições e executivos do Grupo Unis.  
 
Durante a cerimônia, foi lançado o livro “A História de um sonho”, uma obra que rememora, através de fotos e depoimentos, a história da FEPESMIG. Na ocasião, também foram nomeados os prédios que compõem a Cidade Universitária [definidos pelo Egrégio Conselho Curador]: Departamento Administrativo - Antônio Carlos Pessi; Reitoria-Dom Othon Motta; Bloco A - Prof. Wanderley Bueno; Bloco B - Prof. Gérson de Britto Mello Boson; Bloco C – Prof. Aluísio Pimenta; Laboratórios – Prof. Tadeu Bueno Vasconcelos; Centro de Convivência – Prof. Wilson Magalhães Terra; Capela Ecumênica – Pe. Agenor Mathias Pessoa; Biblioteca – Monsenhor Domingos Prado da Fonseca e Anfiteatro – Prof. Leopoldo Veiga Marinho.
 
O Radialista e Diretor da Rádio Vanguarda FM, Sr. José Galvão Conde, representando todos que estiveram presentes no lançamento da pedra fundamental da Instituição [1965], recitou uma crônica sobre os 50 anos da FEPESMIG. Em seguida, em reconhecimento àqueles que sonharam e se dedicaram pessoalmente para que os anseios da comunidade acadêmica se tornassem realidade, a FEPESMIG agraciou com a Estola Comemorativa dos 50 anos as seguintes pessoas: Sr. Carlos de Souza Carvalho, Sra. Nilza Magalhães, Sra. Regina Célia Diniz, Prof. Carlos Roberto Venturato, Sra. Terezinha Delfraro David, Sra. Maria Elza Erbst, Sr. Ricardo da Silva, Profa. Marília das Graças Brasileiro, Sr. Antônio Carlos Pessi (in memorian), Sr. Paulo Francisco Brito, Sr. Evans Maio Lopes Filgueiras, Sr. José Ademário Nery, Dr. Enoc Piva, Prof. Paulo de Tarso, Sr. José Fernando Láua, Prof. Estelcy Fávaro Tavares.
 
A Comenda Dom Othon Motta [primeiro presidente da FEPESMIG], uma honraria atribuída àqueles que se destacam com o objetivo de uma distinção de honra, foi oferecida aos benfeitores da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas.  Os homenageados foram elencados segundo a década em que suas histórias de vida transformaram a história da FEPESMIG:
 
Década de 60 – Diocese da Campanha, Colégio dos Santos Anjos, Dr. Morvan Aloizio Acayaba de Rezende, Prof. Wilson Magalhães Terra (in memorian), Dr. Astolpho Tibúrcio Sobrinho (in memorian), Prof. Leopoldo Veiga Marinho (in memorian), Monsenhor Domingos Prado da Fonseca, Decano da Instituição.
 
Década de 70 – Sr. Francisco Vani Benfica, Dom Antônio Afonso de Miranda, Sr. Mário Vani Benfica (in memorian), Prof. Wanderley Bueno Oliveira (in memorian).
 
Década de 80 – Sr. Hans Dieter Heigermann, Sr. Reinaldo Stecca, Sr. Dilzon Luiz de Melo, Sr. Neylor Sales Gontijo (in memorian), Sr. César Silvio Gomes.
 
Década de 90- Profa. Dione Penha Duarte, Sr. Edson Crepaldi Retori, Profa. Cleusa Elizabeth Abreu, Prof. Afonso Henrique Paione, Prof. Graciano Camilo de Oliveira, Prof. Guilherme de Azambuja Pussield, Sr. Aloísio Ribeiro de Almeida, Prof. Elias Murad (in memorian), Prof. Aluísio Pimenta.
 
Década de 2000- Sra. Adriene Barbosa de Faria Andrade, Sr. Mauro Tadeu Teixeira (in memorian), Prof. Gérson de Britto Mello Boson (in memorian), Ministério Público de Minas Gerais, Conselho Estadual de Educação.
 
Ao longo da solenidade, o Coro Cênico Unis, formado por professores, colaboradores e membros da comunidade fez a sua estreia e abrilhantou a noite com sete apresentações musicais, sob a regência da Profa. Andréa Cristiane de Oliveira Carvalho (Andy). Na opinião dos participantes, o coro conseguiu aflorar diversas emoções nos presentes e foi um dos pontos altos do evento.
 
Representando os agraciados, o Sr. Edson Crepaldi Retori proferiu o seu discurso, seguido do Presidente da FEPESMIG, Prof. Me. Stefano Barra Gazzola. “Recontar esta história reafirma a minha crença no poder dos sonhos. A Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas é para mim muito mais do que um lugar, do que um trabalho. Batalhar pelo crescimento deste grupo é minha forma de retribuir tudo que a educação me trouxe. [...]. Podemos, confortavelmente, andar pelo caminho que está pronto à nossa frente. Mas podemos, num impulso de coragem, audácia, desprendimento e muita, muita fé, desbravar novas estradas e conhecer novas paisagens. [...] Porque sonhar é maravilhoso e realizar um sonho é extraordinário”, completou Gazzola.
 
O encerramento deu-se com a canção “O que é, o que é? ”, de Gonzaguinha, como uma homenagem, pela poesia de sua letra, à coragem, à ousadia e à fé nos sonhos. A apresentação garantiu um grandioso final à cerimônia e gerou comoção em todos os presentes com a participação especial da pequena Valentina de Rezende e Souza, de nove anos.    
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)