Notícias | Cidades

Gruta do Sobradinho é reaberta em São Thomé das Letras

G1 Sul de Minas | 02/08/2015 - 12:50:48
Local estava fechado desde março, para preservação de recursos naturais.
Liberação aconteceu após assinatura de TAC e criação de plano de manejo.
 
Fechada desde março de 2015, a Gruta do Sobradinho foi reaberta neste sábado (1º) para visitação em São Thomé das Letras (MG). O local é um dos pontos turísticos mais famosos e visitados da cidade, e havia sido interditado para garantir a preservação dos recursos naturais.A liberação aconteceu após a criação de um plano de manejo e a assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) nesta sexta-feira (31).
 
Entre as adequações, está o uso de capacetes e calçados fechados. Além disso, a lanterna também é essencial em meio à escuridão. Além disso, a entrada passou a ser cobrada (R$ 15,00) e inclui serviços de um guia e equipamentos de segurança.
 
José Geraldo Sobradinho, dono das terras onde fica a gruta, conta que a gruta era tão visitada que eles perderam o controle.
 
"Chegava um momento aqui de ter mil pessoas ao mesmo tempo. Chegavam cinco ônibus ao mesmo tempo e entravam todos desordenadamente na gruta", conta.
 
Nas parades, ainda é possível ver pichações, vestigios da época em que a visita não era monitorada. "Isto aqui é de todos. Eu acho que se todos mundo colaborar, fizer a sua parte, a natureza agradece", diz o guia turístico Adriani Julivardi.
 
Com a liberação, o movimente vai voltando aos poucos. O dono das terras comemora a iniciativa e as medidas de preservação das belezas locais. "A gente está preservando isso aqui não só pra mim, mas pros filhos, netos. Como estava, eles não iam conseguir ver isso."
 
As visitas acontecem todos os dias das 9h às 16h.

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)