Notícias | Cidades

Bicicletada Iluminada conduzirá participantes pela “ET via” até local do Caso ET

Com assessoria | 28/07/2015 - 11:31:35
Você já teve a curiosidade de visitar o terreno que tornou Varginha conhecida em todo o planeta?
 
Duas atividades bem divertidas no próximo final de semana incentivarão os varginhenses a redescobrirem sua cidade: a Bicicletada Iluminada e a demarcação da “ET via”, respectivamente nos dias 01 e 02 de agosto.
 
Ambas as iniciativas são articuladas e organizadas pela Rede Varginha, um coletivo de cidadãos e instituições que acreditam que, de maneira colaborativa, possam contribuir com uma cidade melhor pelo uso ativista da bicicleta como um meio de transporte.
 
“Precisamos despertar nos varginhenses o sentimento de protagonista nos processos de ocupação e de melhorias dos espaços públicos”, afirma Marielle Costa, professora do Ensino Médio e Fundamental, além de mestranda da UNIFAL.
 
Já Mari Fonseca, educadora social humanística, e também integrante da Rede Varginha, enxerga que o momento é favorável ao empreendedorismo comunitário. “Em geral, percebo entre meus alunos um sentimento de impotência. Eles até idealizam uma Varginha de seus sonhos, porém sozinhos não sabiam por onde começar. Como não foram educados até então a se mobilizarem por causas coletivas, acabavam se acomodando. Vislumbro no evento, uma grande oportunidade para transformarmos esse paradigma”, sentencia.
 
BICICLETADA ILUMINADA
 
No dia 01 de agosto(sábado), a partir das 18h, na praça embaixo da Nave do ET haverá a concentração para a 1ª Bicicletada Iluminada de Varginha.
 
Todos os participantes deste passeio ciclístico de outro Mundo, receberão um kit de lâmpadas coloridas de LED para serem fixadas no bico dos pneus, assim ficarão mais visíveis durante o trajeto. 
Ciclistas iniciantes serão acompanhados por voluntários mais experientes, que compartilharão dicas de procedimentos para uma condução segura no trânsito.
 
O roteiro percorrerá algumas avenidas e ruas da região central até a Estação Ferroviária. Dali, o grupo iluminado seguirá pelo traçado da linha férrea até o terreno onde em 1996 teria acontecido o contato com o ET. O intuito do roteiro é de mobilizar mais varginhenses para a materialização do sonho de transformar a região deteriorada em uma ciclovia integrada à uma área de lazer, esportes, caminhadas e galeria de artes ao ar livre.
 
O empréstimo da iluminação se deu por meio da parceria entre a empresa Muda de Ideia e a Rede Varginha. No final de agosto está sendo planejado uma grande bicicletada iluminada pelas ruas de São Paulo apresentando os equipamentos culturais onde haverá a Virada Sustentável. “O protótipo em Varginha será uma excelente oportunidade para testarmos a tecnologia, assim como contribuir para o fomento ao uso da bicicleta por meio de um roteiro inusitado”, explica Diego Gazola, outro articulador do evento.
 
DEMARCAÇÃO DA “ET VIA”
 
No dia seguinte, domingo(02), às 10h da manhã, o ponto de encontro será na rua onde teria acontecido o Caso ET de Varginha.
 
Ali, em frente ao terreno da rua Benevenuto Braz Vieira, 76, os participantes serão convidados a percorrerem o mesmo trajeto da Bicicletada Iluminada do dia anterior, porém desta vez colaborando na demarcação da “ET via”. A técnica utilizada será o estêncil, que consiste na aplicação de uma ilustração através de tinta, por meio de recortes feitos em uma moldura de papelão ou acetato.
 
Paulo Antônio, criador do personagem ETzinho e grande entusiasta da iniciativa será o responsável pelo desenvolvimento do molde e coordenação da sinalização. “Sempre acreditei no ET como um agente de mobilização e educação. Terei o maior prazer em colocar meu talento a serviço de nossa cidade”, afirmou o ilustrador.
 
PARCEIROS DA INICIATIVA
 
Diversas instituições e coletivos já se manifestaram apoiadoras do evento, entre elas: Bikessauros, VádeBike Varginha, Ciclofaixa Varginha, coletivo SOS Varginha no WhatsApp, Câmara de Vereadores de Varginha, Muda de Ideia, Movimento Na Contramão pela Educação no Trânsito, Studio ETzinho, Pró Shape, Criatura Bike Clube, Jornal Correio do Sul, Portal Varginha Online, Rádio Vanguarda FM e Blog do Madeira.
 
SOBRE A REDE VARGINHA
 
Movimento apartidário, inter-religioso, sem fins lucrativos, sem presidente nem diretoria e que atua por meio do empoderamento voluntário de varginhenses.
 
A Rede Varginha é aberta à interação de qualquer interessado, desde que desvinculado de interesses político-partidários pessoais.
 
Sua missão é articular por meio da Internet e de encontro presenciais, as empresas, governo, ongs, coletivos e a sociedade civil para a construção de soluções coletivas de forma colaborativa.
 
ACAMPAY Zoo de Varginha, Nave do ET Apagada durante a Hora do Planeta, Na Contramão pela Educação no Trânsito, entre outras ações são algumas das iniciativas mobilizadas pela Rede Varginha.
 

Mais Informações
 
Site: https://www.facebook.com/events/1402067983455228/ 
Tel: (11) 99436-1284
Email: plantarei@mudadeideia.com
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)