Os estudantes do ensino médio do Colégio Cenecista Catanduvas, orientados pela professora de Geografia, Marielle Costa, mestranda em Gestão Pública e Sociedade pela INIFAL, participaram de uma atividade que propiciou uma profunda reflexão sobre a crise mundial da água.
Segundo a Organização das Nações Unidas- ONU, 40% da população mundial já enfrenta falta de água. Assim, estão sendo suscitados debates mundiais sobre as crises de escassez, levantados principalmente no dia 22 de março “Dia Mundial da Água” , no qual a ONU em 2015 propôs o tema "Água e Desenvolvimento".
Diante disso, os estudantes foram convocados pela professora Marielle que formou comitês e grupos de trabalho e organizou uma Mini-ONU sobre o tema geral: Água, Escassez e Soluções.
Os temas pesquisados durante o projeto abordaram conteúdos específicos de cada série, que vem ao encontro das diretrizes propostas pela mantenedora do colégio, a CNEC.
O encerramento da atividade aconteceu dia 20 de março, no auditório do colégio. Os estudantes, em grupos, simularam a representação de órgãos, da ONU, países e sociedade civil discutindo sobre água, escassez e soluções, em mesas redondas. Após as discussões, os grupos apresentaram soluções e formularam relatórios de conclusão.
Para a estudante Carolini Terron, do 2º Ano A, o momento propiciou ampliação de consciência sobre o tema. "Houve a ampliação dos conhecimentos sobre a água, sua importância, distribuição e as consequências da escassez. Além disso, tivemos a oportunidade de tirar dúvidas durante o debate, comenta".
A estudante Sarah, do 3º ano, também apresentou um relato importante: "a Mini-ONU contribuiu para o nosso crescimento cultural e de conscientização. Ampliou nossa visão para o problema da escassez de água, estresse hídrico e acesso à água potável em diversos países. Nos mostrou o quanto precisamos tratar e preservar este importante recurso para nossa própria sobrevivência e de gerações futuras, concluiu".
O projeto Mini-ONU promoveu o aprendizado de forma dinâmica em torno do tema central, demais subtemas e contribuiu para que os estudantes desenvolvam a oratória, o trabalho em equipe, a capacidade de argumentação e o empreendedorismo.