Notícias | Meio Ambiente

Fórum das Águas marca Varginha como cidade pioneira na discussão sobre recursos hídricos

Com assessoria | 27/03/2015 - 14:47:27
Centenas de pessoas participaram nesta quinta-feira do primeiro dia de palestras do Fórum das Águas Varginha - Seca e Energia à procura de soluções. O primeiro dia do evento, realizado no Theatro Capitólio reuniu autoridades civis e militares, Prefeitos, Vereadores, Representantes de entidades ligadas ao setor, estudantes, professores e o público em geral. 
 
Na abertura do evento, o presidente da Câmara Municipal de Varginha, vereador Rômulo Azevedo Ribeiro deu as boas vindas ao público presente e agradeceu a presença de todos.
 
Rômulo destacou que os vereadores tem a legitimidade dentro dos municípios de difundir as discussões sobre a questão da água e desenvolver políticas públicas para garantir o abastecimento das futuras gerações com consciência e responsabilidade. Segundo ele, uma atuação conjunta dos governos e entidades ligadas ao setor é de extrema importância para debater soluções para a crise hídrica, para a qualidade e a quantidade da água.
 
A palestra de abertura do Fórum foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo e especialista em Gerenciamento Ambiental José Carlos Perdigão. Durante sua fala ele destacou que a cidade de Varginha sai na frente ao promover essa discussão sobre os recursos hídricos na região.
 
A segunda palestra da manhã foi com o Analista Ambiental da Faemg Guilherme da Silva Oliveira que destacou ações para minimizar o efeito da seca na agricultura. 
 
Logo após a palestra foi iniciado um debate com representantes da Assembléia Legislativa de Minas. O Presidente Rômulo Azevedo Ribeiro conduziu a discussão na mesa que foi composta pelo Prefeito de Ilicínea Aloísio de Souza, pela representante da Supram Renata Duque, pelo representante do Sindicato dos Produtores Rurais Arnaldo Botrel, pelo Inspetor-Chefe do Crea Leão Miranda, pelo representante da Faemg Guilherme da Silva Oliveira, pelos palestrantes José Carlos Perdigão e Dr. Joel Moreira e pelo Deputado Estadual Iran Barbosa, Presidente da Comissão Extraordinária das Águas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
 
Logo após o almoço o público retornou ao auditório do Capitólio e pôde conferir a palestra com o representante da Copasa João Bosco Senra que abordou as Mudanças Climáticas e os Recursos Hídricos.
 
Representantes da Cemig, Barbara Jardim e Fabiana Gama que atuam no setor de Gerência de Estudos e Manejo da Ictiofauna e Programas Especiais, apresentaram o tema: Estiagem e o reflexo na geração de energia.
 
Em seguida, o Sebrae apresentou casos de sucesso do Sebraetec. O primeiro caso foi apresentado pela representante da TR Soluções de Itajubá Joana Marins mostrando o uso da tecnologia contribuindo para o uso racional de energia. O representante da KL Telecom de Santa Rita do Sapucaí, apresentou o Shower Slim, um produto inovador que economiza mais de 44% de água tratada e mais de 41% de energia elétrica durante o banho. 
 
A última palestra do dia foi ministrada pelo Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Recursos Hídricos do Igam Thiago Figueiredo Santana que abordou o tema da crise hídrica. 
 
Em outro momento foi retomada a discussão com representantes do governo do estado a respeito da crise hídrica. 
 
Em comum acordo com todos os representantes e devido ao grande número de pessoas interessadas em participar da construção da Carta Fórum das Águas foi estendido até a próxima quarta-feira dia primeiro de abril, o período para que os interessados possam dar sugestões sobre o conteúdo da Carta Varginha. 
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)