Notícias | Cidades

A cada 10 ligações, apenas uma resulta em atendimento no Samu

G1 Sul de Minas | 03/03/2015 - 09:42:30
Cerca de 90% das ligações recebidas são trotes ou desvios em Varginha. 
Instalado há um mês no Sul de Minas, serviços ficam prejudicados.
 
Com um mês de funcionamento, o Samu Regional, com base em Varginha (MG) apresenta uma estatística triste: a cada 10 ligações, apenas uma resulta em atendimento. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, 90% dos telefonemas são trotes ou desvios de informações, como pessoas que ligam para “pedir música” que pedem telefones de médicos, informações, entre outras coisas. No entanto, tal levantamento pode custar a vida de quem realmente precisa do atendimento de urgência.
 
Nos primeiros 30 dias de trabalho, o serviço que é voltado apenas para urgências e emergências recebeu 27.330 ligações. Destas, 812 foram canceladas, 4.532 interrompidas pelo usuário e quase 12 mil, eram para solicitar informações sobre médicos, unidades de saúde ou pedir serviços que não são de urgência, como a remoção de curativos e pedidos de injeção.
 
Segundo a coordenadora e responsável técnica da unidade, Marilene Elvira de Faria Oliveira, todo o serviço fica prejudicado e os trotes tem acontecido com cada vez mais frequência. Em apenas um mês de funcionamento, a quantidade de trotes já chega a 25%.
 
"Com essa perda dessa informação, no momento que uma vítima, num caso agudo, ou num caso iminente de morte, acaba atrasando", explicou.
 
Em alguns casos,  a unidade de resgate acaba sendo acionada, como aconteceu com a enfermeira Kátia Ferreira. “O tempo é vida pra gente, quando ligam para pedir socorro, temos um tempo de deslocamento, levamos todo tempo para tentar salvar a vida, mas infelizmente foi uma bricadeira”, destacou.
 
Um exemplo é o caso da dona de casa Suelen Cristina Soares Alves, que estava para dar à luz, mas mesmo assim, sentiu vergonha de ligar para o serviço. “Eu estava com o panfleto do Samu na mão. Estava com dor, não tive outra opção, mas fiquei até com vergonha, porque achei que era para casos ainda mais urgentes”, comentou.
 
No entanto, em menos de 10 minutos ela foi atendida e o pequeno Samuel nasceu poucas horas depois.
 
No entanto, apesar dos trotes, o Samu espera que a população se conscientize e reforça que o telefone 192 é apenas para urgência e emergência. Segundo o artigo 266 do código penal, passar trote é crime e a pena varia entre 1 e 3 anos de prisão, além de multa.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)