Notícias | Geral

Família de Campos Gerais luta na Justiça por transplante de intestino de menino

G1 Sul de Minas | 02/03/2015 - 16:13:55
Adolescente de 15 anos precisou retirar 95% do órgão devido a síndrome.
Advogado tenta que governo pague cirurgia a ser feita nos Estados Unidos.
 
Um adolescente de 15 anos, de Campos Gerais, espera pela decisão da Justiça para poder fazer um transplante de intestino nos Estados Unidos. Antônio Gleiber Cassiano Júnior está internado em Curitiba (PR). Ele sofre de uma doença chamada de "Síndromo do Intestino Ultracurto", que fez com que ele perdesse 95% do intestino delgado.
 
Há 7 meses, o menino só se alimenta por uma sonda. Ele não pode ingerir nenhum alimento desde que fez uma cirurgia de urgência em agosto de 2014 para retirar o intestino. Para sobreviver, Antônio recebe os medicamentos e nutrientes diretamente na veia.
 
"Não pode comer, tem que aguentar né, não tem outra opção, mas é difícil, muita dificuldade", disse o menino Antônio Gleiber Cassiano Júnior direto do hospital onde ele está internado.
 
O tratamento indicado para salvar o menino é um transplante de intestino que até hoje só foi feito com sucesso em um hospital de Miami, nos Estados Unidos. Sem recursos, a família entrou com uma ação na Justiça para que o governo pague pela cirurgia. O Ministério da Saúde recorreu dizendo que o tratamento pode ser feito em uma instituição no Brasil. No entanto, segundo o advogado da família, a unidade fez apenas dois procedimentos do tipo e os casos não tiveram sucesso.
 
"Na verdade, ele está saudável e está em condições plenas de receber esse intestino. Dois casos apenas feitos com resultado de morte mostram que os hospitais brasileiros ainda não têm condições. O objetivo da União claramente é economizar recursos e ganhar tempo. caso esse menino venha a falecer, o processo perde o objeto e ela não precisa gastar nenhum valor", diz o advogado Claudinei Szymczak.
 
Ainda de acordo com o advogado da família, o preço do transplante somando tratamento e transporte é de aproximadamente R$ 900 mil. Uma campanha em uma rede social chamada "Ajude o Juninho", está sendo feita para tentar arrecadar esse valor. Para acessar, clique aqui.
 
Festa reúne 15 mil pessoas 
 
Moradores de Campos Gerais fizeram uma festa neste final de semana para arrecadar dinheiro para ajudar na viagem e cirurgia do menino Antônio Gleiber Cassiano Júnior, que precisa de um transplante de intestino. Ele precisa viajar para Miami, nos Estados Unidos, único local onde a cirurgia já foi feita com sucesso até o momento. A família precisa de R$ 900 mil para que a viagem e o transplante possam ser feitos. Segundo a organização do evento, cerca de 15 mil passaram pela festa que durou três dias.
 
 
Tudo que foi arrecadado com comida e bebidas na festa em Campos Gerais foi destinado para a campanha. Toda a estrutura foi emprestada por empresários. A mão de obra e as atrações turísticas foram voluntárias, já que ninguém cobrou nada. Uma motocicleta foi doada para o bingo e cerca de 13 animais e outros objetos foram cedidos por produtores rurais para serem leiloados.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)