Notícias | Cidades

Pimentel inaugura Samu Macro Sul de Minas

Com assessoria | 01/02/2015 - 12:56:40
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, inauguraram nesta sexta-feira, 30/01, em Varginha, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu - 192). O projeto beneficiará os 153 municípios do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região Sul de Minas (Cissul), que abriga cerca de 2,7 milhões de habitantes.
 
O Secretário de Governo, deputado federal Odair Cunha, que desde o início acompanha a implantação do projeto na região, também participou da inauguração e destacou a importância do serviço. “Com o Samu implantado nesses 153 municípios aumenta-se a chance das pessoas, sendo vítimas de alguma fatalidade, serem salvas. A estrutura das ambulâncias, a equipe especializada e, principalmente, a agilidade do atendimento podem salvar muitas vidas", destacou Odair Cunha.
 
Durante a solenidade, Fernando Pimentel lamentou que a cobertura do Samu em Minas ainda esteja abaixo do essencial. “É uma vergonha para Minas ser a terceira pior cobertura de Samu no Brasil. Vamos atender bem Minas Gerais no quesito saúde e não é só no serviço de urgência e emergência, será nos centros de especialidade médica, nos hospitais regionais. Vamos dar um salto”, afirmou o governador.
 
Com o Samu Macro Sul, 475 dos 853 municípios mineiros terão acesso ao serviço, o equivalente a 55,69% de cobertura, atendendo cerca de oito milhões dos 20,7 milhões habitantes do Estado (38,91% de cobertura). O programa já está implantado nas macros Centro-Sul, Jequitinhonha, Norte, Nordeste e Sudeste.
 
O ministro Arthur Chioro, também lamentou, em seu discurso, que o Samu tenha demorado para chegar ao Sul de Minas. “Hoje, 75% da população brasileira, ou seja, 151,6 milhões de brasileiras e brasileiros, contam com a cobertura do Samu. Jamais imaginei que o Samu levaria 12 anos para chegar ao Sul de Minas. O importante é que, hoje, essa história já começa a mudar aqui na região e logo começará a mudar em todo o Estado”, disse o ministro.
 
A iniciativa é fruto da parceria dos governos federal, estadual e municipais e visa oferecer atendimentos à população nos casos de urgência e emergência. O Samu Macro Sul com sede em Varginha começa a funcionar a partir deste sábado, 31/01, com um quadro de funcionários composto por 619 profissionais, sendo 67 médicos, 68 enfermeiros, 202 técnicos de enfermagem, além de condutores dos veículos, farmacêuticos e trabalhadores administrativos. 
 
Para Arthur Maia, prefeito de Luminárias, cidade que recebe uma ambulância de suporte básico, a implantação do Samu representa um avanço para a região. “Nós ficamos muito felizes com a inauguração do Samu, pois muitas vidas vão ser salvas com esse serviço de urgência e emergência. É um avanço para o Sul de Minas, uma conquista que desde o início contou com o apoio do deputado Odair Cunha”.
 
Outra cidade que também será atendida pelo Samu e receberá uma unidade de suporte básico (USB) é Cambuí. O prefeito Dirceu Marques Dias disse que a criação do Samu Macro Sul é “um marco histórico para todos os 153 municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais”. Ele ainda agradeceu o presidente do Cissul e prefeito de Monte Sião, João Paulo Ribeiro, que esteve à frente do projeto e também o secretário de Governo, deputado Odair Cunha, pelo “apoio intensivo na criação do Samu Macro Sul”.
 
O prefeito de Nova Resende, Celson José de Oliveira, destacou que a inauguração do Samu é a primeira de grandes conquistas que Minas alcançará com o governo de Fernando Pimentel. “Ficamos 12 anos esperando para que o Samu pudesse ser implantado e, agora, com apenas 20 e poucos dias do governo de Pimentel, esse sonho se torna realidade. Essa é a primeira de grandes conquistas que virão”. Celson Oliveira também destacou a participação de Odair Cunha na implantação do Samu. “Através da força política do Odair, através do seu trabalho ainda como deputado federal, Nova Resende conseguiu se tornar uma base do Samu, isso mostra a força, o comprometimento dele com o nosso município”.
 
ESTRUTURA
 
Dos 153 municípios que serão atendidos pelo Samu Macro Sul, 34 servirão como cidades base para o atendimento da região. Durante o evento, 43 ambulâncias foram divididas entre esses municípios, sendo que nove são unidades de suporte avançado (USA – UTI Móvel) e o restante são unidades de suporte básico (USB).
 
A USB é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. O resgate é feito por um condutor-socorrista e um técnico de enfermagem. Já a USA é acionada quando é necessária a intervenção médica. Nesses casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista, um médico e um enfermeiro.
 
As ambulâncias foram entregues aos seguintes municípios: Alfenas (2), Aiuruoca (1), Boa Esperança (1), Cambuí (1), Campos Gerais (1), Carmo do Rio Claro (1), Cássia (1), Caxambu (1), Delfinópolis (1), Extrema (1), Guapé (1), Guaxupé (1), Itajubá (2), Lambari (1), Lavras (2), Luminárias (1), Machado (1), Nepomuceno (1), Nova Resende (1), Ouro Fino (1), Paraisópolis (1), Passos (2), Piumhi (2), Poços de Caldas (2), Pouso Alegre (2), Santa Rita de Caldas (1), Santa Rita do Sapucaí (1), São Gonçalo do Sapucaí (1), São Lourenço (2), São Roque de Minas (1), São Sebastião do Paraíso (1), Três Corações (1), Três Pontas (1) e Varginha (2).
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)