Notícias | Cidades

Hemocentro de Varginha vai encerrar atividades no dia 24 de fevereiro

G1 Sul de Minas | 30/01/2015 - 11:04:24
Coleta na Policlínica Central do município deve começar em março.
 
Um decreto federal, que determina que só unidades do Hemominas podem fornecer bolsas de sangue para hospitais, vai fazer com que os Hemocentros sejam fechados. A unidade de Varginha (MG), por exemplo, que atende 19 cidades da região, deve encerrar suas atividades no dia 24 de fevereiro.
 
O Hemocentro de Varginha, que presta serviço ao Estado há quase 40 anos, é uma empresa particular que possui contrato com o Sistema Único de Saúde (SUS) para captar e fornecer sangue para hospitais da região. No entanto, segundo o Hemominas, o serviço não vai ser renovado. A decisão foi tomada com base em um decreto federal que exige que o Estado seja o único fornecedor de sangue para a rede pública.
 
“65% das pessoas internadas aqui são da região. Eu acho que pode comprometer e o gestor vai ter que ser bem cuidadoso ao manusear isso, porque a gente vai precisar não só do sangue, mas saber onde os doadores irão doar sangue”, lamenta o diretor do Hemocentro de Varginha, Ricardo Frota.
 
O secretário de Saúde de Varginha, José Antônio Valério, garantiu que os hospitais não serão prejudicados e que, para atender as emergências, um banco de sangue será mantido na Policlínica do município. “Nós temos que ter uma quantidade suficiente de reserva permanente para atender todas as demandas tanto eletivas quanto de operações de urgência. A coleta será feita na Policlínica Central uma vez por semana”, explica o secretário.
 
A coleta na Policlínica Central de Varginha começa em março. O Hemominas de Poços de Caldas passa a responder pela área que antes era de Varginha.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)