Notícias | Geral

Minaspetro realiza capacitação de funcionários de postos de combustíveis de Varginha

Com assessoria | 24/11/2014 - 14:48:17
Postos de combustíveis proporcionam a capacitação do pessoal a fim de promover um atendimento mais seguro aos consumidores
 
A revenda de combustíveis é um dos mais fiscalizados e regulados setores do mercado. Para funcionar, um posto de combustível precisa atender a regras ambientais do Ibama, Feam e Secretaria de Meio Ambiente; regras metrológicas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Inmetro/ Ipem; normas cíveis e comerciais dos Procons, Cade; e obrigações tributárias, com a Receita Federal, Secretarias da Fazenda, entre outras.
 
Quando se trata de segurança do trabalho e meio ambiente são inúmeras as obrigações da revenda, afinal, a atividade é perigosa. Algumas das exigências do Ministério do Trabalho são o atendimento à Norma Regulamentadora nº20 (NR20), que exige desde adequações da estrutura física dos postos até à capacitação dos empregados; além do cumprimento da implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), entre outros. “São vários os treinamentos específicos que o posto precisa atender para continuar funcionando. A sociedade desconhece todo o trabalho que há por traz do atendimento na pista de abastecimento”, comenta Leandro Motteran, diretor do Minaspetro na regional Varginha. Ele completa: “Através da capacitação da equipe temos a garantia de que os abastecimentos serão realizados de maneira segura e levando em consideração a questão ambiental”.
 
 O treinamento de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e NR20 tem validade de 2 anos para cada funcionário. A exigência é feita desde 2012 e, para facilitar o cumprimento, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) oferece o curso aos associados em sua sede, em Belo Horizonte, e também nas suas regionais, por meio dos seus assessores comerciais ou de parcerias com empresas de treinamento.
 
Na região de Varginha, por exemplo, os treinamentos oferecidos aos funcionários dos postos associados são realizados pela empresa Rita Motta Meio Ambiente – Consultoria e Assessoria em Meio Ambiente e Segurança Ocupacional.
 
 
Na última edição, realizada nos dias 5 e 6 de novembro, cerca de 200 empregados dos postos Auto Posto Brittos, Posto Riacho, Auto Posto Jarabritto, Auto Posto ET, Auto Posto Tupy, Roberval Foresti, Foresti & Sant’Anna, ML Comércio de Combustíveis, Auto Posto Esperança, Posto Lider Eireli EPP, Santiago Nogueira & Filho, Pereira, Humberto e Cia, Posto Tenda, Portão Comércio e Derivados, Posto Super Tigre, Transportadora e Terraplenagem Irmãos Coelho e Posto Vitoria participaram.
 
O treinamento é composto por parte teórica e prática. Possui carga horária de 8 horas e aborda questões que vão desde os cuidados no recebimento do combustível, descarregamento do caminhão tanque, até troca de óleo, combate a incêndio, sinalização no posto, como agir em caso de emergência, entre outros pontos.
 
Para o ano de 2015 está prevista a realização de outras edições do treinamento. Os empresários de postos de combustíveis de Varginha, e região, interessados em capacitar a equipe podem entrar em contato com o Minaspetro.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)