Notícias | Geral

Escritor Varginhense Leonardo Beltrão lança seu primeiro livro em BH

Com assessoria | 27/10/2014 - 16:33:58
Publicar um livro pode parecer um sonho distante para um escritor de primeira viagem. Os custos de produção e a competitividade do mercado podem ser desestimulantes, mas o varginhense Leonardo Beltrão apostou no público e conseguiu – por meio de uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) – viabilizar o seu primeiro livro, A festa do adeus, que será lançado no dia 4 de novembro, às 20h, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte.
 
A escrita do livro se iniciou há três anos, mas foi uma viagem pelo mundo, durante um ano, que permitiu ao autor a sua finalização. Em 2013, Beltrão desligou-se das atividades profissionais como gestor cultural e transitou por diversos países na Ásia, na África e na Europa. E foi justamente na estrada – na companhia de diferentes sons, cheiros, cores e sabores – que nasceu esse A festa do adeus. E foi também durante a viagem, ainda longe de casa e ciente das dificuldades de captação de recursos pelas vias tradicionais, que lançou a campanha de crowdfunding, por meio da plataforma da empresa Variável 5.
 
“Carreguei o livro por diversos países da Europa e da Ásia, mas foi em Rishikesh, à beira do sagrado Rio Ganges na Índia, que tirei o rascunho da bolsa e terminei a escrita. Quando decidi lançar a campanha, eu estava no Camboja. Depois passei por Marrocos e acabei atingindo a meta dos recursos quando estava na Espanha”, revela o autor. “Como fiz toda a campanha à distância, as minhas únicas ferramentas eram as redes sociais e o contato telefônico com amigos e familiares. A campanha estava indo bem, mas, na última semana, ainda faltava mais ou menos 60% dos recursos. Foi quando decidi criar uma série de quadrilhas (inspiradas na poesia de Drummond), onde contei pequenas histórias da minha vida e envolvi quase todas as pessoas que pudessem contribuir com o livro”.
 
Induzidas pelo afeto, as cirandas deram tanto certo que foram além da sua rede pessoal. Com mais de 140 colaboradores, o autor atingiu 120% dos recursos necessários e contou com apoio de diversos cantos do Brasil – como Amazonas, Pará, Distrito Federal, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – e até de outros países, como Estados Unidos, França, Espanha, Irlanda e Austrália.
 
Neste livro de estreia de Leonardo Beltrão, publicado pela Relicário Edições, todos os dez contos podem ser encarados como independentes e, ao mesmo tempo, relacionados entre si, compondo um caleidoscópio literário que, a cada giro, revela uma faceta diferente de uma mesma imagem. Tudo gira em torno do fim do amor reconhecido e do reconhecimento do fim do amor – que inclusive coincidem com um desejo profundo de autorreconhecimento, que acabou culminando na viagem e no próprio livro –, abrindo caminho, assim, para a transformação da perda em prenda – novo começo –, e o adeus virou realmente uma festa.
 
O evento de lançamento de A festa do adeus conta com o apoio cultural do Sesc e será realizado no Sesc Palladium. Na ocasião o público poderá, além de adquirir o livro com dedicatória, ter também acesso a pôsteres e marcadores de leitura, recompensas desenvolvidas especialmente para a campanha. Ainda em novembro, o autor fará um lançamento oficial também em Varginha.

SOBRE O AUTOR
 
Leonardo Beltrão é um insistente da cultura, romântico da culinária, viajante por opção. Nascido em Varginha e radicado em Belo Horizonte, ama especialmente Istambul e Berlim, assim como todas as santês – com éssi ou com zê. Desde 2004, trabalha como gestor cultural, tendo atuado junto a instituições como Museu Inhotim, Fundação Clóvis Salgado e Ministério da Cultura. Em 2013, decidiu dar uma pausa no trabalho e tentar levar a vida de um jeito mais leve. Colocou o pé na estrada e, por quase um ano, percorreu lugares na Ásia, África e Europa. A escrita deste A festa do adeus – seu primeiro livro – foi finalizada durante essas andanças pelo mundo, na companhia de diferentes sons, cheiros, cores e sabores.
 
SERVIÇO 
 
Evento: Lançamento do livro A festa do adeus, de Leonardo Beltrão
Data: 04/11/14
Horário: 20h
Local: Sesc Palladium (Foyer Augusto de Lima) | Av. Augusto de Lima, 420 - Centro - Belo Horizonte/MG
Entrada: Gratuita
Informações: www.relicarioedicoes.com | Maíra Nassif: (31) 8636-5491
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)