Notícias | Saúde

Dr. Adilson Rosa quer que exame que detecta câncer de próstata seja fornecido pelo SUS

Câmara Municipal | 15/10/2014 - 12:14:49
O vereador Dr. Adilson Rosa apresentou uma Indicação na Câmara de Varginha onde solicita que seja instituída na Rede Pública Municipal de Saúde a obrigatoriedade de disponibilizar o exame de dosagem sérica do antígeno prostático específico – o PSA – a todo cidadão com mais de 45 anos de idade. “Essa medida será um avanço no combate ao câncer de próstata em Varginha, pois por meio da realização de um exame de sangue os médicos poderão descobrir a tempo a doença. E o tratamento desse tipo de tumor, feito de forma precoce, tem grandes chances de cura”, explica o vereador.
 
A Sociedade Brasileira de Urologia – SBU – revela dados alarmantes sobre a doença. Estima-se que no Brasil 400 mil homens, entre 40 e 75 anos, estão com câncer de próstata não diagnosticado.  “Esse é um dos problemas mais sérios de saúde pública em nosso País envolvendo a população masculina. Sendo assim, o Poder Público não pode e não deve deixar de agir em uma situação alarmante como essa e a principal alternativa é proporcionar de forma gratuita o exame de PSA que contribui muito para detecção precoce do câncer e aumenta muito as possibilidades de cura”, comenta Dr. Adilson Rosa.
 
O vereador ainda afirma que a medida pode gerar economia para os cofres públicos, já que é melhor a prevenção do que o tratamento da doença. “Com a realização desse exame de sangue poderão ser evitados futuros gastos desnecessários com internações e medicamentos de altíssimo custo. Essas medidas extremas são pouco eficazes em se tratando do câncer de próstata, uma vez que, sendo diagnosticado tardiamente, o mesmo não tem cura”, concluiu.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)