Notícias | Tecnologia

Orkut sai do ar hoje após dez anos e dá lugar a museu digital de comunidades

Folha de São Paulo | 30/09/2014 - 13:40:08
Como adiantou a Folha em julho, o Orkut, parte importante da história da internet brasileira, deixa de existir hoje. Às 10h30, o serviço dará lugar a um museu digital com os arquivos e discussões de todas as comunidades públicas –são 51 milhões ao todo.
 
Batizado de Arquivo de Comunidades, o museu poderá ser acessado pelo mesmo endereço que abrigou a rede até hoje, orkut.com.
 
O acervo reunirá todas as mensagens trocadas dentro destes grupos desde quando o Orkut foi criado, há pouco mais de uma década. São 120 milhões de tópicos e mais de 1 bilhão de interações.
 
Usuários podem exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Takeout (google.com/settings/takeout ) até setembro de 2016.
 
Depois de setembro, nem mesmo o endereço orkut.com deverá ser mantido pela empresa, visto que Orkut Büyükkökten, engenheiro turco criador da rede, deixou o Google há quatro meses e pretende manter controle sobre o domínio.
 
ABANDONADO PELO PAI
 
Desde que o Google anunciou que desativaria a rede, Orkut Buyukkokten, criador da rede social, teve seu perfil no Facebook (!) inundado por mensagens de usuários brasileiros furiosos.
 
Os apelos –alguns mais educados do que outros– eram para que o programador turco evitasse o fim do site. Buyukkokten, porém, não respondeu aos indignados.
 
De fato, a antiga rede social mais popular do Brasil sai hoje da vida de seus usuários parar entrar na história da internet do país sem as palavras finais de seu criador.
 
Orkut adotou o silêncio desde a confirmação do fim. Não concedeu entrevistas ou fez comentários em redes sociais. A Folha tentou contato, mas não teve resposta.
 
No Facebook, sua atividade mais recente é de agosto –três novas amizades. Em outro perfil na rede de Mark Zuckerberg, seu último post público é de março deste ano. No Twitter, as postagens cessaram em 2012.
 
Teoricamente, o programador está livre da vigilância do Google para falar. Ele deixou a companhia no começo do ano e fundou a nova start-up Hello, outro projeto de rede social. Porém, podem existir laços entre as partes.
 
O domínio "hello.com" pertencia ao Google, que usava o endereço para um serviço de fotos fechado em 2008.
 
No último mês de abril, a gigante transferiu o hello.com para a nova companhia de Orkut. Além disso, os investidores da Hello são desconhecidos –até maio deste ano, a companhia havia levantado US$ 10,5 milhões, mas não se sabe de onde.
 
Procurado pela reportagem, o Google não quis comentar qual seria a ligação entre a companhia e o pai do Orkut. Mas não é só na internet que o programador adotou um comportamento mais discreto. Figura comum em coluna sociais da região de San Francisco (EUA), Orkut não aparece em sites do tipo desde setembro de 2013. 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)