Notícias | Cidades

VII Varginha Acessível chama atenção para práticas inclusivas

Com assessoria | 23/09/2014 - 12:11:24
No último sábado (20), o CODEVA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência) realizou a 7ª edição do evento “Varginha Acessível”, na Concha Acústica Mariângela Calil. A data comemorou o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, 21 de setembro.
 
O tema do VII Varginha Acessível foi “Inclusão é atitude”e teve como objetivo tocar a consciência das pessoas para a acessibilidade, a inclusão e o respeito à pessoa com deficiência.
 
Durante o evento, foram desenvolvidas diversas atividades na Praça do ET e na Concha Acústica. Entre elas, apresentações de alunos das escolas Estadual Irmão Mario Esdras, Municipal José Pinto de Oliveira e Municipal Antônio de Pádua Amâncio; do Conservatório Estadual de Música - com o coral Musibraile, composto por cantores cegos - e da Fuvae.
 
A praça foi ocupada com brinquedos e atendimentos de saúde durante toda a manhã. Tendas continham exposições de trabalhos, maquetes e desenhos das escolas públicas e particulares. O UNIS realizou atendimento de fisioterapia, nutrição, enfermagem e biomedicina. Além de oficinas de pintura de rosto, desenho e leitura para as crianças e a presença dos Doutores da Alegria. Uma aula de zumba no palco também animou os presentes.
 
Tendas com expositores do INSS, Empresa Cidadã, do artista plástico Lucas Abreu (que se apresentou tocando gaita e fazendo desenhos no palco), e do CODEVA. O Varginha Acessível é um evento anual com o objetivo principal de mostrar que é possível oferecer atividades que envolvam crianças com e sem deficiência no mesmo universo.
 
O CODEVA também aproveita a movimentação causada na cidade pelo evento para chamar a atenção da população para a inclusão. O evento deste ano contou com o apoio da Prefeitura, CREAS, CRAS, UNIS e WEspanha; e patrocínio do Grupo Pedreira Santo Antônio, Autotrans e Unimed Varginha.
 
Sobre o CODEVA
 
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência é um dos mais atuantes conselhos da cidade de Varginha e já conquistou diversas melhorias em prol das pessoas com deficiência do município. Dentre elas, a troca da frota de ônibus urbanos para carros adaptados, as vans que buscam alguns deficientes em pontos específicos, um laboratório de informática acessível – com mesas adaptadas e teclado especial para deficientes visuais, além de rampas de acesso e vagas especiais para carros adaptados no centro da cidade.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)