O Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac promove, entre os dias 22 e 28 de setembro, a 2ª Semana do Turismo no Estado. A iniciativa é uma referência ao Dia Mundial do Turismo, estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e celebrado em todo o mundo no dia 27 de setembro. A proposta é promover uma série de atividades acadêmicas e culturais sobre a atividade turística em Minas Gerais. Os eventos ocorrerão simultaneamente em unidades do Sesc e Senac espalhadas em 34 cidades do Estado.
Serão trazidas informações e conhecimentos sobre a atividade turística, além de provocar discussões sobre o segmento por meio de palestras, debates, oficinas e exposições com profissionais do mercado. Em Varginha, vão ser oferecidas palestras relacionadas à educação, à criatividade, ao turismo criativo e ao café do Sul de Minas, todas com o objetivo de proporcionar aos participantes informações sobre o desenvolvimento da capacidade empreendedora e alternativas de turismo, lazer e cultura. Para o assessor técnico e especialista em Turismo do Senac em Minas, André Carvalho, a programação reflete o potencial do Estado para a criatividade. “São ações que fomentam o turismo como negócio, apresentando Minas Gerais como um produto de alto valor agregado. Nosso papel é contribuir e estimular este desenvolvimento.”
Novo turista
Os dados da OMT mostram que cerca de 1 bilhão de viajantes circulam por todo o mundo, anualmente. Além disso, o perfil desses turistas vem passando por algumas transformações.
Segundo a analista de Turismo da Fecomércio MG, Mariana Lima, o viajante já não se contenta mais em ser apenas um espectador. De acordo com ela, esse "turista criativo" busca as singularidades e autenticidades dos destinos, capazes de lhe proporcionar vivências únicas e fazê-lo se sentir parte do cotidiano de seus moradores. “Minas Gerais é o estado da diversidade cultural. Falta utilizar essa característica a seu favor, estruturando produtos e comercializando-os para proporcionar aos visitantes vivências memoráveis”, explica.
“Ao pensar o turismo criativo, buscamos despertar no profissional da área o olhar sobre como as características locais podem ser valorizadas e aproveitadas na oferta de serviços diferenciados. A oportunidade dada ao turista em participar ativamente das vivências locais torna sua experiência mais rica e atrativa”, completa a Gerente de Turismo do Sesc, Danielle Torres Paiva.
Durante toda a programação, a temática Economia Criativa e o Turismo irá contemplar os seguintes subtemas: Turismo criativo e o comércio de bens e serviços; Patrimônio material e imaterial; Festivais culturais e festas tradicionais; Artesanato como atrativo turístico; Gastronomia e roteiros turísticos; Cidades criativas; Design e serviços criativos – Moda e Áudio visual e mídias interativas.
Programação II Semana do Turismo Sistema Fecomércio MG em Varginha
23/09 – 19h e 25/09 – 19h
Palestra: Educação e Criatividade
Local: Senac Varginha
Rua Mariana Figueiredo, 401 – Vila Verde
24/09 – 19h
Palestra: O Turismo Criativo e o Café do Sul de Minas
Local: Senac Varginha
Rua Mariana Figueiredo, 401 – Vila Verde