Notícias | Repórter VOL

2ª Carta Aberta ao Prefeito Eduardo Carvalho

Com assessoria | 11/01/2012 - 08:53:18
11/01/2012
2ª  Carta Aberta ao Prefeito

Prezado Prefeito Eduardo Carvalho,

Novamente, bom dia!

A Petição Pública idealizada pelo cidadão varginhense Gleison Kleber, referente ao aumento da tarifa de ônibus municipal de Varginha/MG para R$2,50(sem que haja planos concretos para a interligação gratuita entre as linhas) já atingiu em menos de cinco dias, mais de 600 assinaturas. Para acessá-la, digite: http://migre.me/7ufbh Seguramente essa é a maior articulação em rede que a sociedade varginhense já realizou em prol de uma causa que atinge a todos os habitantes, direta ou indiretamente.

Sinceramente, o sucesso da mobilização não me surpreende! O mundo está passando por transformações profundas nos sistemas de governo, e em grande parte, o motivo é o avanço da Internet e das Redes Sociais.

Redes Sociais existem desde quando comunidades começaram a se comunicar por meio de sinal de fumaça de fogueira, ou seja, há milhares de anos. Hoje, o que um Facebook ou Orkut faz é somente potencializar a velocidade com que as pessoas com afinidades ou amigos comuns se conectam.

Ainda vivemos o período da pedra lascada tendo em vista o que a Nova Sociedade protagonizará em termos de formas de auto-organização.

O panorama atual são de indivíduos que aderem virtualmente às causas, porém ainda não acreditam que as manifestações coletivas podem gerar transformações reais. Mero engano.

Se eles abrirem as janelas deixando a luz da informação entrar, conhecerão iniciativas em rede que contribuiram para derrubaram governos: vide o caso do Egito. Ou ainda, tranzendo para nossa realidade brasileira, quase levaram para o segundo turno nas Eleições 2010, uma candidata franzina láaa dos rincões da Amazônia.

Em Jundiaí, cidade no interior paulista, os cidadãos unidos via www.cidadonos.org.br conseguiram que uma série de reinvidicações entrassem na pauta do legislativo e executivo local. Grandes conquistas já foram atingidas, basta navegar pelo portal para conhecê-las.

Quanto à nossa situação municipal, sinceramente não saberia, de imediato, assessorá-lo quanto a qual decisão política tomar neste contexto.

Caso se omita das manifestações, pode ter a certeza de que quem expôs seu nome na Petição Pública, independente da eventual afinidade com partidos X,Y ou Z, continuará a aderir a novas iniciativas. Para ter uma ideia, já tem gente indo aos pontos de ônibus, se utilizando de aparelhos celulares smartphones, para coletar assinaturas online de pessoas que não têm acesso à Internet.

Caso simplesmente volte atrás no reajuste, essa atitude se isolada não surtirá o efeito populista desejado. É necessário ampliar o debate junto à sociedade sobre as alterações no trânsito. Está evidente nas centenas de comentários que acompanham a Petição Pública de que os cidadãos não foram ouvidos, ou que suas vozes não foram consideradas no processo.

A sociedade começa a despertar. Cabe ao senhor o dom da articulação para colocar os pingos nos is do sonho coletivo de uma cidade mais acessível e justa para todos os varginhenses.

Obs: Não sou oposição nem situação. Sou cidadão! Costumo mencionar que me filiei ao PFA, o Partido do Fazer Acontecer. Continuo apoiando a parceria entre a Rede Varginha pela Coleta do Oleo de Cozinha Usado junto à Prefeitura, assim como outros projetos pilotos que estamos desenvolvendo junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Por favor não misturemos os assuntos bem sucedidos em nossas parcerias com a questão da mobilidade urbana na cidade. Ao menos por enquanto.

Atenciosamente,
Diego Gazola, cidadão varginhense. Como outros 120.974 habitantes.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)