Notícias | Cidades

Zoológico de Varginha vai ser reaberto este mês

Estado de Minas | 08/03/2010 - 12:24:53

Prefeitura da cidade tem que adotar medidas emergenciais e readequar recinto de animais, cumprindo termo com Ibama
Centro de visitação de animais abriga cerca de 300 espécimes e recebe, em média, 1,5 mil visitantes

O Zoológico Municipal de Varginha, considerado o maior do Sul de Minas, será reaberto este mês. O local está interditado para visitação popular desde outubro por determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da Advocacia Geral da União (AGU), que encontrou irregularidades em uma obra realizada nos fundos do parque e que estaria trazendo transtornos para os animais. Segundo os órgãos responsáveis, a Prefeitura de Varginha firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e cumpriu algumas das exigências, como obras que foram feitas em caráter emergencial. O termo de liberação do zoológico foi assinado pelo prefeito Eduardo Carvalho (PT) na sede da AGU, em Varginha, no mês passado.

Na época, uma denúncia anônima ajudou o Ibama a identificar a ocupação irregular de uma área que fica nos fundos do zoológico. A prefeitura teria usado o local com o intuito de alargar a Avenida Otávio Marques de Paiva, no Bairro Novo Horizonte. O espaço que antes era ocupado por 30 animais, a maioria doente, foi diminuído e muitos deles ficaram estressados por causa do barulho dos veículos. Durante uma vistoria, os representantes do Ibama ainda encontraram outros problemas, como o espaço insuficiente para os felinos.

O chefe do Ibama em Lavras, Adriano Garcia de Souza, afirmou que a prefeitura cumpriu algumas medidas e, por isso, o zoológico pode ser reaberto a qualquer momento. Entre elas estão o remanejamento de alguns recintos de animais, principalmente do ambulatório, a construção de um muro que separa o zoo de uma avenida, a compra de um computador e a apresentação de um projeto com todas as mudanças que deverão ser feitas no prazo de dois anos. “A administração municipal ainda terá de fazer a ampliação e construção de novos recintos, comprar equipamentos para tratamento dos animais e cumprir outras determinações”, frisou Souza.

As obras de manutenção e construção devem ficar em torno de R$ 1 milhão. O secretário municipal de Turismo e Comércio de Varginha, Henrique Lemes, explica que faltam apenas alguns ajustes, como a pintura e a manutenção dos jardins, para que o zoológico seja reaberto e que pretende buscar recursos financeiros com órgãos governamentais do meio ambiente e a iniciativa privada para que seja feita a ampliação do centro de visitação. “O zoológico é um ponto turístico muito visitado e essas reformas são importantes para oferecermos uma melhor condição para os animais e o público em geral”, afirmou. Sobre a multa de R$ 15 mil aplicada pelo Ibama ao município, o secretário comentou que o departamento jurídico municipal recorreu e aguarda o julgamento.

O zoológico existe há quase 40 anos e é cercado por uma grande área preservada de mata atlântica. Ele abriga cerca de 300 animais como o lobo-guará, macacos, jacarés, onças pardas, leões, urubu-rei, aves e costuma receber cerca de 1,5 mil visitantes por mês.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)