Coluna | Bem Viver
Tiago Goulart
Professor de Educação Física e Personal Trainner




Seres inacabados na academia
13/08/2007
Começaremos com essas palavras de Paulo Freire “seres inacabados” para poder expressar e denunciar a negligencia e a falta de consciência dos profissionais, que atuam nas academias e esquecem da totalidade, tratando os indivíduos com uma visão reducionista, e se direcionando ao processo de dehumanização.

Vale a pena ressaltar, que onde há vida, habita o inacabado, mas só entre mulheres e homens existe consciência. Podemos simplesmente entender o inacabado como um processo de feitura, onde o ser humano não nasce pronto, portanto, ele não se acaba, pois para alguma coisa se acabar ela deveria estar pronta. Partindo desta premissa o homem não envelhece e sim se constrói com a participação do tempo.

Todavia o profissional que tem uma visão holística do ser humano sabe explorar e interpretar melhor o estado no qual seu cliente encontra, caindo todas as miopias e julgamentos que são formandos a partir da ótica mecanicista. Pois o grande imperativo é “o teu compromisso é com tua felicidade”, também fica pertinente citar que hoje, felicidade é palavra sinônima de qualidade de vida, sendo extremamente oposta aos padrões estéticos ejetados pela mídia e revistas, que intencionalmente produzem pessoas entupidas de gana pelo “corpo perfeito” e pior abdicando da própria saúde.

Não tenho a pretensão de escrever um texto filosófico, e muito menos me promover como um, mas nos profissionais, usualmente, somos vistos como modelos que tendem a serem imitados, diante disto vai um alerta para aqueles que atuam em academias e ficam se exibindo para seu cliente, causando constrangimento naqueles que não possuem a estética dos seus ditos “professores” estimulando indiretamente, o uso de meios ilícitos ex:( esteróides anabolizantes).

Portanto o ato de instruir, orientar e conscientizar é um movimento lento, que pouco a pouco é assimilado pelo individuo e logo acaba fazendo parte de sua vida. Esse ser dinâmico que utiliza da academia como meio de promoção tem como obrigação a construção. Entretanto os profissionais que atuam nas mesmas devem parar de levantar somente a bandeira do “corpo perfeito” e agregar a ela a bandeira do “homem em busca de perfeição”.

* Colaboração professor Marcelo Olavo

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
16/01/2012 | A turma do Verão
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)