Coluna | Boca Maldita
Dacio Helene Júnior
Cronista. Sou inconformado com todos os desmandos políticos e odeio profundamente os causadores. Quero que o diabo os tenha em sua infinita desgraça!
PT Bull
01/04/2006
Saudades do tempo em que o PT latia, mas não mordia!

Este é um espetáculo proibido para quem tem estômago sensível! A tão comentada falta de ética praticada pelo desgoverno atual é apenas mais uma desnecessária retórica desses gângsteres que assumiram o poder prometendo sonhos e mentiras!

Nojo é o que sinto pela classe política! Não existem bons entre eles, apenas ruins e piores...

O nosso Presidente, homem que se dizia preocupado com os brasileiros que passam fome e sentem na pele a dor da discriminação social, assim que se viu no poder tratou de criar laços com o sistema financeiro do país e determinou ao seu ministério que não criasse rusgas com os banqueiros, sob pena de ser alijado das delícias do poder econômico! Mediocridade à serviço do mal...

Sacrificou assim a crença de milhões de imbecis que se permitiram acreditar nas promessas demagógicas! Sacrificou também os que já sabiam serem as promessas, apenas mentiras de campanha! Ação previsível e lamentável!

Latem moralidade e estabilidade econômica, como se tivessem algum mérito nisso. Moralidade desconhecem e estabilidade, gostem ou não, herdaram do governo FHC.

Outro dia vi um extrato bancário onde um banco oferece dinheiro extra ao “cliente” ao custo de 160% ao ano. Eu disse 160%! O Banco chama-se Itaú e é brasileiro! Será que esses senhores que estão no poder em nosso nome e autorizados a praticar atos honestos em nosso favor sabem disso?

Claro que sabem! Sabem e autorizam tal extorsão, afinal para manter esse roubo autorizado é que existem BC, COPOM, Febraban e demais tentáculos...

Como pode um país ser transformado em algo decente com um governo indecente? Um governo que bate no peito com a mão esquerda se vangloriando de manter a inflação sob controle na casa de um dígito e com a mão direita permite que se cobre da classe que paga seu salário, 160% ao ano? Como, senhor Lula e demais serviçais? Como??

Com que autoridade os senhores ousam falar em PIB, Câmbio flutuante, Selic e TJLP? Com a mesma que usam para autorizar os bancos a assassinarem a produção em favor da especulação?

Ora senhores, a origem humilde do Presidente não o qualifica para destruir o meu país nem o futuro dos meus filhos!

Você já teve a oportunidade de verificar um balanço de banco? Acha que os lucros vergonhosamente estampados são fruto de trabalho? Acha que os banqueiros são mais competentes que você ou sua empresa?

Sabe como eles “trabalham”? Vou te explicar:

Veja bem: - entre em um banco qualquer e faça uma aplicação financeira por um mês. Você vai receber o seu capital acrescido do juro de quase 1% ao final do prazo contratado. Mude de caixa no mesmo banco e contrate um empréstimo de valor e prazo idênticos. Você pagará ao final de um mês o valor tomado emprestado mais o juro de 6%. Uma diferença de 5 pontos percentuais!

Parece justa essa diferença para quem dá o seu dinheiro emprestado. ( Não se esqueça que você também deu o seu emprestado). Esses inofensivos 5 pontos percentuais significam exatamente 400% ao mês! (QUATROCENTOS) na matemática de tomar num caixa e emprestar no outro, entendeu? Um ponto percentual a mais é o dobro, ou seja, 100%!

Faça agora uma projeção onde milhares de Antonios aplicam seus recursos a 1% em uma ponta e milhares de Joãos tomam emprestado esse mesmo dinheiro a 6% na outra ponta.

O banco não colocou um único centavo nessa transação e ficou com a estúpida diferença em caixa! Vá ser competente assim...

Eles alegam ser necessária essa diferença pelo risco que correm. O tal do “spread”. Que risco? Você conhece alguém que consiga um empréstimo bancário sem oferecer garantias e avalistas reconhecidamente capazes de honrar tal compromisso?

Não fosse verdade o que digo, eles não estariam onde estão! Não são a competência que você imagina. Nem em sonho! O que eles possuem é um negócio unilateral, amparado pelo sistema arcaico e permissivo. Duas verdades. A dos bancos e a nossa! Eles fazem a poeira e nos a respiramos... com aval e gratidão do Planalto!

Alguns bancos são tão ousados que ainda afirmam acreditar em Deus! Então porque exigem aval?

E a rolagem da dívida publica? Existe coisa melhor? Só se for ir para o céu sem morrer! Sabe como funciona a farra desse mercado?

É assim:

Todas as semanas o Banco Central promove um leilão com todas as distribuidoras credenciadas e oferece um lote de títulos com vencimento anual e um deságio sobre o valor de face equivalente à taxa básica de juros, a SELIC ( que hoje é de 16,54% a.a ). As distribuidoras cuidam de revender esses títulos aos bancos, às corretoras e aos fundos em geral. Quando chega a data de vencimento dos títulos (OTN´s) o governo lança um novo lote para, com o dinheiro arrecadado, pagar suas obrigações.

O lucro dos bancos e das distribuidoras é o deságio ( 16,54% a.a) mais uma comissão.

Os bancos compram esses títulos como “carta marcada”. Não há como não receber. Caso o governo venha a falhar com o pagamento, não existirão mais compradores na outra ponta no minuto seguinte. Honrar tais compromissos é o único canal aberto para manter o mercado sempre comprador.

Saiba que o governo também pode lançar no mercado quantos lotes de títulos venha a precisar.

Entendeu porque o juro não baixa? Se baixar, deixará de ser atraente para os bancos e aí quem vai financiar o governo? Eu? Você?

E o Lula, faz o que? – Paga religiosamente em dia os títulos para não ser ver da noite para o dia “pelado com a mão no bolso”.

Esta é a tão comentada “rolagem da dívida pública”. Discutida por economistas, especialistas do governo, mágicos, putas e toda a sorte de loucos.

A alegria dos banqueiros é inversamente proporcional às perdas impostas à saúde, segurança e educação!

Enquanto existirem perdedores, existirão vencedores...

Não pense que o governo tem algum interesse em te salvar ou ajudar. Pra que isso viesse a acontecer ele teria que bater de frente com os bancos e caso tivesse tal coragem ou mesmo determinação, ficaria sem o capital necessário à rolagem da dívida pública...Aí você me pergunta: - E porquê não se liquida a dívida pública?

E eu te respondo: - Qual o interesse em matar a galinha dos ovos de ouro?

Tenha um ótimo dia, caso consiga!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
09/11/2007 | Operação Roterdam
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)